Publicidade

Publicidade


Adagro monitora resíduos de agrotóxicos em Pernambuco

25 nov 2022|Postado em:Notícias

Foto: Ascom

A partir da publicação do decreto de Nº 53.979 (11/2022) no Diário Oficial, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), torna-se o órgão responsável pelo monitoramento de resíduos de agrotóxicos através de avaliações periódicas em todas as regiões do Estado.

A Adagro fiscalizará todos os setores da cadeia de orgânicos e/ou agroecológicos, isto é, aqueles que produzem, processam, embalam, armazenam e comercializam hortaliças, frutas, cereais, raízes e tubérculos ou qualquer produto ou subproduto de origem vegetal e de origem animal, processados ou não, classificados como orgânicos e/ou agroecológicos pela Lei Federal n° 10.831, de 2003 e Decreto Federal nº 6.323, de 2007, e seus atos normativos.

Também fica sob responsabilidade da Adagro, juntamente com o Instituto de Pesquisa Agronômica de Pernambuco (IPA), promover ações que tenham como objetivo orientar os produtores orgânicos e/ou agroecológicos sobre as boas práticas de manejo.

A Administração municipal e/ou estadual de onde estiver situada a feira orgânica e/ou agroecológica deve informar imediatamente à Adagro e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a ocorrência de qualquer irregularidade que tiver conhecimento para subsidiar a ação fiscal.

Prorrogado prazo para cadastro de agrotóxicos no Siapec 3: A Gerência Estadual de Inspeção Vegetal da Adagro (GEIV) prorrogou o prazo para atualização e/ou renovação das informações dos cadastros de agrotóxicos no Sistema de Defesa Agropecuária de Pernambuco (SIAPEC 3), que pode ser acessado no: siapec3.adagro.pe.gov.br/siapec3/portaldeservicos.wsp . Os fabricantes têm até o dia 31/01/2023 para acessar o sistema e fazer os ajustes.

A equipe técnica da GEIV disponibilizou um  tutorial do fabricante de agrotóxico no link: drive.google.com/file/d/1OgQJ1oCqfwgrTOIgnXjBlIuqhJWuiR9G/view?usp=sharing   Em caso de dúvidas, sugestões e/ou reclamações, a GEIV pode ser acessada através dos telefones: (81) 3181-4526 ou (81) 98494-1500 ou pelo e -mail:  siapec3.moduloagrotoxico@gmail.com .

 

Ascom ADAGRO

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: