Publicidade


Alimentação balanceada é garantida em merenda escolar nas unidades de ensino de Petrolina

6 set 2017|Postado em:Notícias


Publicidade




Uma alimentação saudável é aquela preparada com cuidados de higiene e oferece todos os nutrientes em quantidades adequadas a cada pessoa, proporcionando qualidade de vida. Por isso, a merenda escolar é preocupação constante da gestão nas escolas e creches da Rede municipal de ensino de Petrolina.
De acordo com a nutricionista do programa de Primeira Infância, Geórgia Freitas, o cardápio é variado e elaborado para atender a necessidade da reposição de calorias e nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento físico e intelectual do estudante, de forma saudável. “A escola como espaço de aquisição de conhecimentos e valores, desempenha um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares das crianças, com a promoção de uma alimentação equilibrada e balanceada, promovendo a saúde e prevenindo contra as doenças, pois uma alimentação inadequada, rica em sódio, açúcar e produtos industrializados podem acarretar consequência à saúde na infância e progredir para vida adulta”, explica.
Aliado ao trabalho referente à alimentação dos alunos, ações de prevenção à saúde são praticadas nas unidades. A equipe de nutricionistas desenvolve palestras, orientações e auxilia no processo de ensino e aprendizagem abordando o tema alimentação e práticas saudáveis de vida no currículo escolar.
Segundo Izabel Caroline Rodrigues de Macêdo, nutricionista responsável pela merenda escolar na Rede, o trabalho desenvolvido pela equipe nutricional visa combater distúrbios nutricionais, como a obesidade e a desnutrição, programas voltados à melhoria da alimentação nas escolas. “A alimentação escolar pode contribuir decisivamente para a melhoria das condições nutricionais de crianças, diminuindo deficiências nutricionais e outros agravos relacionados ao consumo alimentar inadequado, protegendo e melhorando significativamente o desempenho escolar, favorecendo crescimento e desenvolvimento adequados“, conta.
A nutricionista destaca que Petrolina segue as determinações propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O Plano tem por objetivo formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais e da oferta de refeições durante o período em que permanecem na escola”, frisa.
O cardápio da Rede municipal oferece uma variedade de mantimentos (cereais, frutas, verduras, legumes, carne, frango, ovos e pães), distribuído de forma mensal nas unidades escolares e semanal nas unidades do Nova Semente, para atender as cinco refeições para alunos em tempo integral, duas para estudantes  da educação infantil e uma para ensino fundamental e Educação de Jovens  e Adultos, como preconiza as determinações do Ministério da Educação.

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: