Artigo

Cirurgiã dentista explica uso clínico da toxina botulínica

 

Cláudia Almeida-Divulgação

A toxina botulínica, popularmente conhecida como ‘Botox’, é naturalmente relacionada com procedimentos estéticos para diminuir rugas e aliviar marcas de expressão. Mas, o uso da toxina botulínica não se resume a isso, e essa substância tem sido utilizada no tratamento de diversas doenças, transtornos e distúrbios.

De acordo com a cirurgiã-dentista Cláudia Almeida, na mesma lógica dos procedimentos estéticos, a toxina botulínica bloqueia temporariamente a liberação do neurotransmissor que vai ativar músculos e glândulas. Por isso, é possível reduzir sintomas de dor, contrações, excesso de salivação ou transpiração. O bruxismo/apertamento, caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, é uma das condições que pode ser controlada com o uso da toxina botulínica. A enxaqueca, a hiperidrose e a paralisia facial também estão no roll das condições que podem ser tratadas e/ou controladas com o famoso botox.

“Os benefícios do tratamento podem ser observados a partir da primeira semana, com pico do efeito da medicação após quinze dias da aplicação, e a resposta dependerá da indicação clínica. No caso do Bruxismo, a substância é injetada em músculos estratégicos, como o masseter e o temporal, reduzindo a atividade muscular excessiva, aliviando os sintomas do bruxismo e contribuindo para o controle desta condição multifatorial”, explica.

Para aqueles que se incomodam com o sorriso gengival, quando a gengiva é exposta em excesso ao sorrir, a toxina botulínica pode oferecer solução eficaz. Injetada em músculos estratégicos da região perioral, a toxina ajuda a relaxá-los, reduzindo a exposição da gengiva e melhorando a estética e o equilíbrio do sorriso.

Segundo a Cirurgiã Dentista, as dores de cabeça tensionais, frequentemente relacionadas à tensão muscular na cabeça e no pescoço, também podem ser aliviadas com a toxina botulínica. A substância pode ajudar a relaxar os músculos tensos, proporcionando alívio da dor associada a essas condições.

É fundamental destacar que a aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente, como um cirurgião dentista que atua na especialidade de Harmonização Orofacial. Cada tratamento deve ser personalizado de acordo com as necessidades individuais do paciente e seu histórico médico.

SERVIÇO
Clínica RIR
Endereço: Empresarial Ítalo Renda –Av. Conselheiro Aguiar, 1748 – Boa Viagem.
Instagram: @claudiacalmeida

 

Assessoria de Imprensa- Patrícia França

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

2 horas ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

4 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

4 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

7 horas ago

PUBLICIDADE

14 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

20 horas ago