Publicidade


Brasil é segundo país que mais consome café do mundo

14 abr 2022|Postado em:Artigo


Publicidade



 

Brasil é segundo país que mais consome café do mundo

Imagem de Craig Melville por Pixabay

Nesta quinta-feira (14), é lembrado o Dia Mundial do Café. Especialista esclarece dúvidas sobre como consumir a bebida sem exagerar

O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, não só pelas suas características como cor, brilho, odor, sabor e textura, mas também pelo seu efeito estimulante. O Brasil se destaca como o segundo maior consumidor de café em nível mundial, seja ele na forma expressa tradicional (forte e intenso), o café coado, ou o encapsulado e seus similares.

Desta forma o café costuma ser bastante consumido em encontros sociais, no trabalho, por força do hábito, pelo prazer ou também por valores afetivos familiares. O café por muitos anos foi considerado um grande vilão, porém os recentes trabalhos e pesquisas desenvolvidos nos últimos anos, mostraram que ao contrário do que os médicos acreditavam, o café pode ser sim um grande protetor da saúde.

O consumo moderado da bebida pode diminuir a sonolência, combater o stress, melhorar os níveis de atenção e ajudar na digestão, além disso o café pode prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como: Depressão, Diabetes tipo II, Cirrose Alcoólica, Câncer, Doença de Parkinson e Alzheimer. “A causa para todos esses benefícios são os seus variados componentes químicos presentes no grão de café, entre eles os sais minerais, açúcares, ácidos clorogênicos, vitaminas, e a cafeína, que por conseguinte ajudam na prevenção da saúde física e mental dos indivíduos”, complementa a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Thaís Dias.

A especialista ainda alerta que é preciso ter moderação no consumo da bebida. Para indivíduos saudáveis, não há evidência de que o consumo moderado de café entre 2 a 5 xícaras seja prejudicial. “Tudo que é consumido de forma excessiva pode se tornar prejudicial à saúde e com o café não seria diferente, o seu consumo de forma descontrolada pode causar diversos males para o corpo humano. Entre elas, o aumento do nervosismo, tremores nas mãos, aceleração dos batimentos cardíacos, podendo também causar, aumento dos níveis de colesterol e contribuir para o entupimento das artérias”.

Que tal curtir o cafezinho de forma diferente? Confira esta receita:

O Café gelado é uma opção para quem deseja se refrescar durante a tarde, por exemplo, e principalmente nesses dias quentes. Para os apaixonados por café, que tal aprender a fazer mais essa receita?

 

Receita – Café Gelado Cremoso

Ingredientes:

● 2 colheres de sopa de café solúvel

● 3/4 de colher de sopa de açúcar (caso queira mais doce, pode adicionar mais)

● 2 colheres de sopa de água fervendo

● Gelo a gosto

● 200 ml de leite gelado

● Essência de baunilha a gosto

Modo de Preparo

● Em um recipiente, adicione o café, o açúcar, a água e bata bem por 5 minutos, com um fouet, até formar um creme;

● Em um copo, coloque algumas pedras de gelo, o leite, a baunilha e misture;

● Acrescente o café cremoso e dê uma leve misturada com uma colher;

● Agora é só servir.

● Você pode servir o café gelado acompanhado de um pedaço de chocolate ao leite, ou chantilly.

Essa é uma forma de degustar o café sem que ele seja quente, e ainda passado na hora, em menos de 15 minutos seu café gelado cremoso está pronto. Bom apetite.

 

Colaboração-Stephanie Männicke

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: