Publicidade


Festa no céu: Esquadrilha da Fumaça sobrevoa Caruaru após 12 anos; Gilson Machado marca presença

1 set 2022|Postado em:Agreste, Caruaru

 

Os aviões se apresentaram no céu de Caruaru numa velocidade que variava entre 400 e 450 km (Sandy James/DP Foto)

O céu de Caruaru esteve em festa na tarde desta quarta-feira (31), de forma antecipada pelos 200 anos da Independência do Brasil, que serão completados em uma semana. Com sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, o Agreste de Pernambuco voltou a receber a apresentação que não acontecia na região desde o dia 1º de novembro de 2010. O evento foi gratuito e reuniu, em média, 500 pessoas no estacionamento do Polo de Caruaru.

Os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) responsáveis pelas manobras no ar foram: o tenente-coronel Garcia, o major Natalício e os capitães Fontoura, Furlan, Vítor Kawka, Kawka (irmão de Vítor) e Moreno.

As sete aeronaves saíram do Recife às 14h28 e levaram 20 minutos até a Capital do Forró, onde chegaram realizando o tradicional “voo de reconhecimento”, que serve para avaliar as condições meteorológicas e o terreno onde se apresentarão. Quem explicou a necessidade dessa etapa foi o major-aviador Rafael Grothe, que acompanhou do chão as acrobacias dos colegas e detalhou em tempo real ao público o que acontecia no alto.

“A gente tem que ver as marcações do terreno, antenas e prédios ao redor, por exemplo. Tudo pela segurança do voo”, iniciou.

Os aviões se apresentaram no céu de Caruaru numa velocidade que variava entre 400 e 450 km e, por conta da grande quantidade de nuvens no momento, tiveram que reduzir a quantidade de manobras previstas para os 40 minutos. Apesar disso, a avaliação do major-aviador foi positiva.

“Apesar da meteorologia, já que por conta das nuvens a gente não conseguiu realizar todas as manobras que são normais num dia de céu claro, acho que foi uma apresentação boa, e o público compareceu”, ressaltou Grothe.

As movimentações no céu que mais chamaram atenção e ganharam gritos e aplausos do público são chamadas de “Duplo Diamante”, “Flecha”, “Espelhão”, “Barril”, “Panqueca” e “Invertido”. Nesse último, recordista nas palmas e gritos, a aeronave voa de cabeça para baixo.

Questionado sobre a lacuna de mais de uma década desde a última vez em que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Caruaru, o major detalhou o processo de logística e revelou que a rota para o Agreste foi incluída na programação original. “Foram doze anos desde a nossa última passagem aqui. Não depende da gente. A cidade tem que fazer uma solicitação para a FAB para virmos. O pedido é enviado para o Centro de Comunicação Social, em Brasília, para centralizar. Aí, fazem a nossa agenda. Como já estávamos vindo para o Nordeste, conseguiram incluir Caruaru na agenda. A gente ficou sabendo há duas ou três semanas”, disse.

O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que assumiu a gestão de Caruaru desde a renúncia de Raquel Lyra, atual candidata ao Governo de Pernambuco, chegou ao Polo ao lado do ex-ministro do Turismo e concorrente ao Senado, Gilson Machado.

Para o gestor local, a apresentação é também um momento de “estreitamento de laços”. “É um momento importante. Há doze anos a Esquadrilha não vem se apresentar aqui, e agora coincide com a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. É um momento em que confraternizamos com a Esquadrilha e quem ganha é a população”, disse o prefeito, antes de mencionar o “papel” de Gilson Machado no evento desta quarta-feira.

“Ele já tinha articulado, mesmo antes da candidatura dele, ainda enquanto Ministro. A gente aproveita e agradece todo o apoio do governo federal”, afirmou.

O ex-ministro Gilson Machado concedeu entrevista à reportagem do Diario de Pernambuco durante sua rápida passagem ao evento. Nela, confessou “frustração” quando relembrou que a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Caruaru era uma tentativa antiga que não se concretizava. “Era um pedido desde o ano passado, quando houve a comemoração dos mil dias do governo Bolsonaro. Desde o ano passado era para a Esquadrilha da Fumaça ter vindo para Caruaru. Nós tentamos nos primeiros dias do governo e não conseguimos. Foi uma decepção para a gente na época”, rememorou Gilson Machado, pontuando como foi “orquestrada” a logística para que a série de acrobacias aéreas, enfim, fosse realizada.

“A Esquadrilha estava indo para o Recife e o prefeito Rodrigo solicitou ao comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, e prontamente aconteceu”, disse o ex-ministro.

SAÚDE

 

Teste e exames 

Paralelamente ao evento da FAB, vários serviços de saúde foram ofertados, por ordem de chegada, pela Prefeitura de Caruaru no estacionamento do Polo. Lá, foram realizados exames rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites de tipos B e C. A expectativa é  de que cerca de 200 pessoas fossem testadas para essas doenças.

Foram disponibilizados ainda testes rápidos para Covid-19, também de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.

Vacinas 

Aproveitando o fluxo de pessoas para acompanhar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a gestão municipal também ofereceu vacinas da Covid-19 e poliomielite para adultos e crianças que estivessem aptos para as respectivas imunizações.

Cuidado sexual 

De forma gratuita, autotestes para HIV e preservativos femininos (internos) e masculinos (externos) foram colocados à disposição da população que passou pelo Polo de Caruaru nesta quarta-feira (31).

 

 

Fonte: Diario de Pernammbuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: