Publicidade


Crescimento da cirurgia bariátrica é um dos destaques do 12o GastroRecife

17 ago 2017|Postado em:Notícias


Publicidade

A cirurgia bariátrica será um dos temas abordados na 12ª edição do “GASTRORECIFE,que começa nesta quinta-feira (17) e prossegue até sábado (19), no Mar Hotel. O evento reunirá os maiores especialistas do Brasil que atuam na gastroenterologia, endoscopia digestiva, coloproctologia e cirurgia bariátrica, com o objetivo de buscar resultados cada vez mais eficazes para os pacientes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em Pernambuco são realizadas cerca de 200 cirurgias bariátricas todos os meses, sendo 150 delas feitas em Recife.

O presidente do Capítulo da SBCBM em Pernambuco, Flávio Kreimer, explica que a inserção da cirurgia bariátrica no GastroRecife demonstra a importância da especialidade e do procedimento para o tratamento da obesidade – crescente – no Brasil.

“A cirurgia bariátrica ganha cada vez mais espaço nas discussões médicas e no cotidiano da saúde no Brasil. O GastroRecife é uma grande oportunidade para debatermos a cirurgia para a obesidade com os profissionais envolvidos neste processo, entre eles, gastroenterologistas, clínicos, endocrinologistas e outros”, declarou Fávio Kreimer.

Cirurgia no Brasil – O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou 7,5% em 2016 em comparação com o ano de 2015. Ao todo, cerca de 100.512 pessoas fizeram a cirurgia no ano passado.

O número supera em cerca de 7 mil procedimentos as 93,5 mil cirurgias realizadas em 2015 e está em crescimento. Em 2012, foram feitas 72 mil cirurgias no País, em 2013, 80 mil procedimentos e em 2014, cerca de 88 mil. O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias realizadas e as mulheres representam 76% dos pacientes.

“Da mesma forma que o Brasil está em segundo lugar em número de procedimentos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica é a segunda do mundo em número de profissionais associados, atrás apenas da Sociedade Americana”, completou Kreimer.

PROGRAMAÇÃO – Entre os temas relacionados a cirurgia bariátrica que serão abordados no GastroRecife estão, a cirurgia bariátrica em idosos, truques e manobras em cirurgia bariátrica, abordagem endoscópica da doença biliar pós-cirurgia bariátrica, tendências e inovações em endoscopia bariátrica , cirurgia bariátrica endoscópica, cirurgia bariátrica robótica e o seu papel na atualidade.

Para abordar estes temas estarão presentes no GastroRecife os cirurgiões bariátricos Eudes Godoy, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Denis Pajecki, Flávio Ferreira, Flaubert Medeiros, Josemberg Campos, ex-presidente da SBCBM, Gilberto Pagnossin, Flaubert Medeiros  e Luiz Alfredo.

 “A SBCBM estará representada no GastroRecife pelos seus integrantes, vindos de diversos estados, para compor mesas de discussão, estudos de caso, apresentar vídeos para demonstração de técnicas cirúrgicas e para, pela primeira vez, falamso sobre a cirurgia robótica neste evento”, destacou o vice-presidente da SBCBM, Eudes Godoy.

PÚBLICO – O público-alvo do GastroRecife são médicos especialistas de diferentes áreas, além de estudantes e médicos residentes. No dia 18 de agosto a programação será das 8h às 18h, e no dia 19 das 8h às 11h30.

Ceres Battistelli
Assessora de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: