Publicidade

Publicidade


Dia do Idoso: Conheça os melhores hábitos para a 3º idade

1 out 2022|Postado em:Artigo

 

O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído pela ONU em 1991

A população brasileira está envelhecendo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 30,2 milhões de idosos, 4,8 milhões a mais do que em 2012. O Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi instituído pela ONU em 1991 e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteção da população idosa.

A idade pode trazer algumas complicações à saúde, como dores no corpo, enfraquecimento dos dentes, doenças como osteoartrite, diabetes e Parkinson. Alguns especialistas, das mais diversas áreas, listaram algumas alternativas para aliviar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida. Confira.

Academia é uma excelente escolha. 

O avanço da idade pode ser um fator para o aparecimento de doença crônica, como aponta a coordenadora técnica da Home Angels, maior rede de cuidadores de pessoas supervisionadas da América Latina, Janaína Rosa. Uma alternativa para a prevenção é a prática de exercícios físicos. “Inserir na rotina os exercícios proporciona bem-estar e relaxamento da mente, assim como ajuda a controlar a glicemia, a hipertensão e a dislipidemia. Também reduz a resistência insulínica e auxilia na perda de peso e na manutenção do que foi eliminado”, explica.

Além disso, a musculação contribui para o fortalecimento de ossos, músculos e tendões, protegendo, assim, as articulações do corpo, gerando mais estabilidade e controle motor.  “A prática do exercício traz mais força e agilidade para os músculos, melhorando a execução das tarefas diárias do idoso, proporcionando maior independência e segurança”, explica Marcelo Franco, professor da rede de academias C4 Gym.

A pele envelhece primeiro!

O envelhecimento é um processo natural que acontece com o passar dos anos e os primeiros sinais aparecem na pele.  Existem no mercado alguns produtos para amenizar a situação, como o Gel Esfoliante Facial Yes! H2O, que ajuda a renovar a pele removendo as células mortas, e a Água Micelar Loção de Limpeza Facial Yes! Make.Up, que pode ser usada como demaquilante ou como tônico, para finalizar a limpeza. Além disso, o Pó Compacto e a Base Bastão Protetor Solar FPS 50  da Yes! Cosmetics oferecem altíssima proteção física e química contra os efeitos nocivos do sol.

Uma segunda alternativa é a aplicação de toxina botulínica, que retarda os sinais do envelhecimento da pele, amenizando e prevenindo o aparecimento das rugas. “Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso esperar as primeiras marcas de expressão para começar a fazer uso da toxina botulínica. A partir de uma avaliação profissional, é possível realizar a aplicação preventiva também”, explica o diretor executivo da Botocenter, Rafael Mansilla.

Não faça dietas impossíveis e sem acompanhamento!

A alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas na terceira idade é ainda mais importante. É preciso ficar atento ao controle das vitaminas e aminoácidos do corpo e para isso o acompanhamento profissional pode contribuir bastante. “Eu criei o método 4 fases baseado em mais de 100 estudos científicos, que se inicia em uma desintoxicação para limpar o organismo, depois passa pela fase de emagrecimento rápido e, por fim, iniciamos a reintrodução alimentar e manutenção de peso. Com esse método e todo acompanhamento, indivíduos com mais ou com menos de 40 anos, conseguem eliminar peso e a pessoa não irá recuperá-lo posteriormente, já que foi ensinada a se manter de forma saudável” explica o Dr. Edson Ramuth, médico e fundador do Emagrecentro.

Faça visitas regularmente ao dentista.

O cirurgião dentista, fundador e presidente da OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, Paulo Zahr, destaca que o envelhecimento dos dentes ocorre porque alguns tecidos de formação de células dentárias acabam deixando de ser renovados diante do aumento da idade. “À medida que envelhecemos, surgem sinais estéticos e na funcionalidade dos dentes, como recessão da gengiva, que expõe parte do dente; mobilidade dentária, quando há amolecimento dos dentes e possibilidade de se deslocarem em vários sentidos; e o amarelamento e desgastes nas bordas”, explica. Como prevenção, é importante realizar visitas regulares ao dentista para avaliar os cuidados e tratar da melhor forma possível a saúde dentária.

 

 

Fonte: Jornal Contábil

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: