Publicidade


Filhote de tartaruga de cor rara chama a atenção na praia de Piedade

7 abr 2022|Postado em:Jaboatão dos Guararapes


Publicidade



Um filhote de tartaruga com a coloração mais clara que a dos outros chamou a atenção de quem acompanhou a eclosão do ninho na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (veja vídeo). Ao todo, 121 filhotes saíram dos ovos no local, segundo o monitoramento da prefeitura.

O oceanógrafo Cládio Belini explicou que são os raros os registros dessa coloração nos filhotes da espécie Eretmochelys imbricata, chamada popularmente de tartaruga-de-pente. Belini faz parte da equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha (Tamar/ICMBio) em Fernando de Noronha.

Apesar de, no vídeo, a pessoa dizer que é um exemplar albino, o oceanógrafo explicou que não chega a ser, mesmo com a coloração incomum e a parte debaixo do casco ser branca.

“Pode se dizer que é um filhote de tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata com menor pigmentação. Interessante ainda que o indivíduo tem características de outra espécie, Chelonia mydas, que é a tartaruga-verde”, observou Belini.

O ninho na praia de Piedade era um dos monitorados pela Secretaria Executiva de Bem Estar Animal de Jaboatão dos Guararapes. Segundo o chefe do núcleo de monitoramento marinha e silvestre, Adriano Artoni, o nascimento das tartarugas aconteceu no final da tarde da quarta (6).

“Fiquei encantado com essa tartaruga da espécie de pente. É a segunda vez que vejo uma assim [mais clara”, explicou Artoni, que também trabalha como voluntário no monitoramento de ninhos em outras cidades do Grande Recife.

Na parte da noite, ele contou, foi localizado um ninho extra com mais 132 filhotes. As tartarugas foram conduzidas para uma área segura e liberadas naturalmente para o mar. Ao todo, desde janeiro, já foram registrados 1655 nascimentos somente em Jaboatão.

“Tem muito ninho ainda para ser aberto na costa metropolitana, de Paulista a Jaboatão, passando por Olinda e Recife“, contou.

Na manhã desta quinta-feira (7), na praia de Boa Viagem em Recife foram liberados 119 filhotes de tartarugas-de-pente. Segundo Adriano, a época de desova das tartarugas na área metropolitana de Pernambuco acontece entre os meses de setembro e maio, embora usualmente no país vá até abril.

“Aqui [região metropolitana] algumas chegam atrasadas na costa. A espécie de tartaruga-olivácea, popularmente falando, que é a menor, chega entre o mês de maio e agosto. Fora aquelas que podem chegar atrasadas de outra espécie”, disse o ambientalista.

De acordo com o ambientalista no período de janeiro até abril, foram soltos 300 filhotes em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; 292 em Olinda; e mais de 600 no município de Paulista, além dos de Jaboatão.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: