Publicidade


Filhotes de tartarugas-de-pente nascem na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

9 maio 2022|Postado em:Jaboatão dos Guararapes


Publicidade

 

Filhotes de tartarugas-de-pente nascem na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes

Desde o início do ano, mais de 2.700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade – Foto: Divulgação

O ninho estava sendo monitorado pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas)

Cento e um filhotes de tartaruga marinha da espécie tartaruga-de-pente nasceram, na manhã desta segunda-feira (9), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

O ninho estava sendo monitorado pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), que acompanhou a eclosão dos ovos e a ida dos répteis para o mar.

Desde o início do ano, mais de 2.700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, em Jaboatão, de acordo com o chefe de núcleo do Moamas Adriano Artoni. Segundo o especialista, cada tartaruga pode colocar de 120 a 200 ovos em cada ninho, que eclodem em até 60 dias.

“Nossa orla é um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas marinhas. A cada ano, milhares de filhotes rompem a casca e atravessam a faixa de areia, em direção ao mar. É um espetáculo da natureza que é rotineiramente acompanhado por nossos técnicos e que pode ser assistido por turistas e pelo povo jaboatonense“, afirmou o prefeito da cidade Mano Medeiros.

A Prefeitura de Jaboatão lembra que matar, perseguir ou capturar tartarugas marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo.

Para alertar e levar conhecimento sobre o animal, a praia de Piedade receberá, nas próximas semanas, uma exposição gratuita com fotografias e palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: