Publicidade


F(r)icções: Projeto de pesquisa lança dossiês multimídia sobre cinema pernambucano

23 fev 2021|Postado em:Artigo

 

Foto: Rodrigo Sarmento/Divulgação

 

Com ensaios, vídeos, podcasts e lives, iniciativa busca promover o debate acerca das linguagens do cinema em seus diversos formatos

Após lançar uma oficina online e gratuita sobre crítica de cinema, o projeto F(r)icções libera até o final de março uma série de dossiês multimídia sobre o cinema pernambucano e nacional. Com realização da Combo Multimídia e produção da Tarrafa Produtora, o conteúdo será disponibilizado de forma gratuita e ilimitada em todas as plataformas digitais no site do projeto (www.friccoes.com), que conta com consultoria da VouSer Acessibilidade para promover inclusão de recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Por meio de ensaios textuais, entrevistas em formato de live, podcasts com depoimentos de artistas e pesquisadores de cinema e vídeos-ensaio com análises fílmicas, o projeto encabeçado pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade busca ampliar o debate acerca do cinema regional e também nacional, dando ênfase às produções pernambucanas.

O espaço contará também com a colaboração de internautas interessados em contribuir com o debate, além de apresentar produções feitas por participantes de sua oficina homônima, realizada no formato online. “Para mim, é bastante relevante compreender a F(r)icções como um espaço poroso, colaborativo e aberto às contribuições de quem se interessa por produzir pensamento a partir das obras cinematográficas, principalmente pernambucanas e brasileiras”, comenta Andrade.

O projeto de pesquisa é realizado com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc e surge a partir da oficina de crítica de cinema, também intitulada F(r)icções, ministradas por Márcio Andrade com incentivo do Funcultura desde 2017. Ainda segundo o roteirista, a regularidade destes incentivos permitiriam a ampliação do desenvolvimento da produção de pensamento, crítica e memória acerca do cinema regional e nacional.

 

Eduarda França – Assessoria de Imprensa


Publicidade



Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: