Publicidade

Publicidade


Gead Olinda surgiu para orientar pais sobre adoção

18 maio 2022|Postado em:Olinda

 

Gead Olinda surgiu para orientar pais sobre adoção

Foto: Wladmir Paulino

Encontros do grupo são realizados mensalmente

Um processo que envolve dúvidas e angústias como a adoção foi o ponto de partida para a criação do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Olinda, o Gead. Ele nasceu em 2015 na esteira do grupo homônimo que já existia no Recife e pela necessidade da Comarca olindense de oferecer um apoio aos pais habilitados para constituir uma família a partir da adoção.

A formação do Gead é mais fluida, contando com 40 a 50 pais voluntários em suas reuniões mensais. Os encontros têm como foco o compartilhamento de experiências para os candidatos a pais. “Nós orientamos os pretendentes no que fazer durante a espera e quando os filhos chegam para formar uma família”, explica a presidente do Gead Olinda, Ada Lira.

O principal trabalho do grupo é trabalhar com os futuros pais a angústia da espera, que pode levar vários anos, a depender do perfil da criança pretendida. Como em sua maioria, os pretendentes são pessoas que não podem ter filhos biológicos, o processo requer muita paciência. “A espera é um momento muito angustiante e quanto mais nova é a criança pretendida, essa espera fica mais longa”, pontua Ada.

Os pais também são orientados sobre a forma de vincular a relação, contar para a criança como ela chegou até aquela família e como lidar com um filho que veio por adoção. “Também fazemos encontros pós-adoção, porque essa orientação é muito importante. Cada reunião tem um tema específico.

As reuniões são realizadas sempre na última quinta-feira de cada mês, por conta da pandemia, de forma virtual. Quem se interessar pode procurar o grupo pelo Instagram (@geadolinda) e solicitar o link no dia do encontro via direct. Os eventos presenciais devem ser retomados a partir do próximo mês de junho.

 

Fonte: Prefeitura de Olinda

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: