Publicidade

Publicidade


Governo de Pernambuco através da Compesa, inaugura obra na Macaxeira

6 abr 2022|Postado em:RECIFE

Foto:Aluizio Moreira

Ofertar mais água à população e eliminar o regime de rodízio tem sido uma prioridade perseguida pelo Governo do Estado. Neste sentido, foi inaugurada, nesta terça-feira (05), a obra, executada pela Compesa, que vai retirar 4.700 moradores do esquema de rodízio no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, em evento que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, da secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, da presidente da Compesa, Manuela Marinho, e demais autoridades.

Para eliminar o rodízio de parte do bairro da Macaxeira, o governador Paulo Câmara autorizou a Compesa a construir uma nova adutora, de 1.400 metros de extensão, interligando essas tubulações ao poço do Burity II que foi reativado, por meio do programa de reativação ou perfuração de poços da RMR que recebe investimento da ordem de R$ 30 milhões da Compesa. A obra, que recebeu um investimento superior a R$ 600 mil, foi iniciada em junho de 2021 e diante da complexidade das intervenções e o impacto direto na mobilidade do bairro, contou com acompanhamento e apoio próximo da Prefeitura do Recife, além da autorização do órgão de trânsito municipal para viabilizar as ações necessárias.

“Hoje é um dia de festa, onde tivemos a oportunidade de acompanhar mais uma entrega importante e que reflete o compromisso do Governo do Estado em ampliar a oferta de água para a população. Temos buscado cada vez mais a efetividade na prestação dos serviços, com a melhoria nas operações e o foco na redução de rodízios sempre que possível”, comenta a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

O novo sistema vai incrementar em 18 litros por segundo a oferta de água para bairro da Macaxeira, que será transportada por meio da nova adutora, a partir do poço do Burity II, que foi reabilitado dentro das ações previstas da obra, seguindo para o reservatório do Burity e liberada pela rede de distribuição. “O bairro da Macaxeira tem um grande contingente populacional e é atendido por sistemas de distribuição distintos. Daí a necessidade de projetos, ações e planejamentos específicos para cada uma. Tudo com o objetivo de, conforme determinação do governador Paulo Câmara, levar mais água para a população pernambucana. E não estamos medindo esforços para alcançar tal meta”, explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Neste cenário, a gestora destaca outros projetos em andamento, incluindo as áreas de Morros. “Estamos trabalhando em outras ações necessárias para a modernização da rede de abastecimento e implantação de equipamentos de controle de vazão da água, para atender a parte restante do bairro da Macaxeira e também outros sete bairros (Dois Unidos, Nova Descoberta, Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Guabiraba, Passarinho (parte Recife) e Córrego do Jenipapo) que também necessitam de investimentos em obras, com foco na ampliação da oferta de água”, ressalta Manuela Marinho.

 

Assessoria Compesa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: