Publicidade


Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

16 maio 2024|Postado em:Jaboatão dos Guararapes

 

Foto: Divulgação/PJG

A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizam, nesta sexta (17) o 1º Simulado de Desastres. A ação terá início às 06h, em Jardim Monte Verde, com uma simulação de deslizamento de barreira.

Nessa ação participam equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), Grupamento Tático Aéreo (GTA), Polícia Militar (PMPE), Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes, Samu e Guarda Municipal.

A proposta é treinar o tempo de resposta das Forças de Segurança em casos de catástrofes.
Na simulação será estabelecido o plano tático para a atuação em desastre geológico/geotécnico, de acordo com o plano de contingência municipal e com as normas operacionais do CBMPE. Como também avaliar o pronto-emprego das forças de resposta e a execução do plano de acionamento integrado do Sistema Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, além de verificar a eficiência do sistema de alerta antecipado e desocupação de comunidades de risco.

Para a simulação foram estabelecidos 23 pontos de riscos, 09 rotas de fugas, 01 abrigo e 05 vítimas. Além dos bloqueios temporários na Avenida Serra da Mantiqueira e na Rua Monte Guararapes. Ao todo serão 163 pessoas envolvidas, 55 veículos e aproximadamente e a população local também irão participar, cerca de 100 pessoas também serão ensinadas a como sair de casa no momento da emergência.

O CBMPE participará com 06 viaturas e 18 bombeiros, sendo 02 viaturas de comando, 02 ambulâncias, 02 viaturas de busca e salvamento, incluindo viatura com cães. Serão desenvolvidas ações como estruturação de posto de comando, simulando buscas realizadas por bombeiros e cães, por vítimas soterradas, atendimento às vítimas e transporte para serviço de saúde. O GTA estará com uma aeronave para simular o resgate das vítimas e a Polícia Militar contará com 05 viaturas e 21 policiais envolvidos.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai participar com equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Samu, Saúde e Assistência Social.

Na ocasião também haverá drones que irão transmitir ao vivo toda a simulação para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE) da SDS, onde terá uma equipe no local avaliando toda a situação. Além disso, haverá também um treinamento como se estivessem ocorrendo situações de forma simultânea em outros locais.

 

Ascom Jaboatão

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: