Publicidade


Jaboatão transforma território que era tomado por lixo em área de convivência, em Sucupira

3 maio 2024|Postado em:Jaboatão dos Guararapes

 

Um espaço que já foi tomado pelo lixo, em Sucupira, Jaboatão dos Guararapes, se transformou em um território cheio de vida, por meio de uma ação colaborativa promovida pela Prefeitura Municipal, com participação de moradores, técnicos e iniciativa privada. É a primeira área desenvolvida pelo Programa Viver Melhor, oficialmente inaugurada pelo prefeito Mano Medeiros, nesta quinta-feira (02), como parte da programação dos 431 anos do Jaboatão dos Guararapes.

O território recebeu alguns serviços estruturais e espaços que foram construídos conforme desejo dos moradores participantes de várias oficinas locais. Uma horta coletiva com plantas medicinais, área para aulas de zumbas, mirante para contemplação e convivência, espaços com muitas brincadeiras para a criançada, campinho de futebol e área de empoderamento feminino, com biblioteca.

Cerca de 150 casas ganharam um banho de cores, em parceria com a Tintas Coral, e os artistas Nadilson e Igor fizeram do muro de contenção e da escadaria uma tela gigante, de onde brotaram passarinhos, flores, árvores e até o coração de Sucupira.

“Muito feliz em ver o resultado desse trabalho conjunto, tudo muito lindo! Mais feliz ainda em saber que hoje temos uma comunidade mais unida, mais alegre e mais consciente de que as pessoas, juntas, podem construir uma nova realidade. Fizeram isso em Sucupira e podem muito mais”, declarou o prefeito Mano Medeiros.

Cada espaço ganho seu guardião. Nazaré de Albuquerque, 53 anos, é guardiã do mirante junto com Gilmar Carneiro, 42. Ela nasceu em Sucupira, e estava radiante com a mudança no local. “Houve um tempo em que a gente nem passava de tanto lixo, parecia um lixão. Hoje, as crianças brincam, a gente se senta, contempla a paisagem, estou muito feliz”, relatou, com um sorriso no rosto.

Deiseana Fernanda, 36, guardiã do espaço brincar junto com o vizinho José Edson, 65, comemorava: “Faltava espaço para as crianças brincarem, saírem da TV, do celular, agora, minha filha só quer saber de amarelinha”. Dona Quitéria Bezerra, 85 anos, deu suporte integral às equipes, abrindo as portas de sua casa, e disse que não poderia estar mais feliz. Em frente à sua casa, fica o espaço onde moradores recebem aulas de zumba dias de terça e quinta-feira. A guardiã é a filha de Quitéria, Kátia Bezerra, 59, que também participa das aulas.

“Muito importante que todos cuidem desse trabalho tão bonito que realizaram”, salientou a primeira-dama, Andrea Medeiros. Um novo território está sendo desenvolvido no mesmo modelo, a partir da escuta dos moradores, em Jardim Jordão. “Na próxima semana já iniciamos obras por lá”, informa Luciano Nogueira, um dos coordenadores da Ikone e do Viver Melhor.

 

Fotos: Leandro de Santana/PMJG

Ascom Jaboatão

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: