Publicidade


Municípios pernambucanos e Fernando de Noronha começam vacinação contra Influenza e Sarampo

4 abr 2022|Postado em:Notícias


Publicidade



 

Municípios pernambucanos e Fernando de Noronha começam vacinação contra Influenza e Sarampo

(Ikamahã Lopes/SESAU-PCR)

No Estado, a meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza

A partir desta segunda-feira (4) até o dia 3 de junho, Pernambuco realiza as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Influenza e Sarampo. No Estado, a meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo (862.895 pessoas) e 90% para influenza (3.366.854 pessoas). O Dia D de vacinação para as duas campanhas está marcado para 30 de abril.

Desta segunda até o dia 2 de maio, recebem a vacina contra a influenza e o sarampo, os trabalhadores da saúde (público estimado em 259.370). Já o grupo de pessoas idosas com mais de 60 anos (1.252.642) recebe a imunização contra a influenza.

De 3 de maio a 3 de junho, serão vacinadas contra influenza e sarampo crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (público de 603.525).

Nesse período, receberão a imunização somente contra a influenza gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. No Estado, esses grupos representam 1.854.842 pessoas.

De acordo com a secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), a vacina trivalente contra a influenza, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é produzida pelo Instituto Butantan e será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Vacinação Covid-19 

No caso das crianças, é necessário respeitar um intervalo de 15 dias, antes ou depois, entre a vacina contra a Covid-19 e as vacinas contra influenza e sarampo.

No caso das pessoas idosas, no momento da imunização, a recomendação é que seja verificado se há dose em atraso da Covid-19. Se houver, os profissionais podem realizar a administração da vacina no mesmo dia da aplicação da vacina contra influenza.

Campanhas nos municípios 

Prefeitura do Recife realiza a imunização contra as duas doenças nas mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. Os usuários devem levar um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão do SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização.

Em Olinda, a abertura das campanhas de vacinação será realizada na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, às 10h30, com a presença do Zé Gotinha, nesta segunda. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Secretaria de Saúde de Olinda disponibiliza as vacinas em todas as unidades de saúde da rede de atenção básica e especializada do município.

Em Jaboatão dos Guararapes, as vacinas contra as duas doenças estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e policlínicas da cidade. O município realiza a vacinação contra a influenza nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e disponibiliza as três campanhas nacionais de imunização em curso — Covid-19, Influenza e Sarampo — para o grupo de idosos e trabalhadores da saúde.As Equipes de Saúde da Família (ESF) farão a vacinação dos idosos acamados e domiciliados em suas próprias residências.

Na cidade de Paulista, os idosos a partir de 65 anos que ainda não tomaram a quarta dose contra a Covid-19 podem receber a vacina contra a influenza em três polos: Paineiras, Surjap e Shopping Norte Janga, das 9h às 16h.  Na programação, o município disponibiliza horário estendido na terça, quarta e quinta, nos polos Surjap (9h às 21h) e Shopping Norte Janga (9h às 20h), na área externa. Já os idosos que tomaram a quarta dose contra a Covid-19 podem receber a vacina nas unidades de saúde mais próximas de casa. A vacinação contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde do município. 

No Cabo de Santo Agostinho, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

Em Ipojuca, a campanha de vacinação contra a influenza funciona de segunda a sexta, das 08h às 16h nos postos de saúde ou policlínicas do município.

No Arquipélago de Fernando de Noronha, as vacinações acontecem no Posto de Saúde da Família, das 08h às 12h, e das 13h às 20h30, de segunda a sexta-feira. É necessário que o idoso ou o profissional de saúde apresente o cartão de vacina e um documento com foto.

Etapas das campanhas, segundo a secretaria de Saúde de Pernambuco:

Etapa 1 – 04/04 a 02/05 

– Trabalhadores da saúde (influenza + sarampo)
– Idosos com mais de 60 anos (influenza)

Etapa 2 – 03/05 a 03/06 

– Crianças de 6 meses até cinco anos (influenza + sarampo)
– Gestantes e puérperas (influenza)
– Povos indígenas (influenza)
– Professores das escolas públicas e privadas (influenza)
– Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (influenza)
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (influenza)
– Trabalhadores portuários (influenza)
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (influenza)
– Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade (influenza)
– Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (influenza)

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: