Notícias

Aniversário: Sindaçúcar/PE e Senac/PE recebem homenagens da Alepe

 

Representantes das instituições recebendo certificados pelos trabalhos prestados em Pernambuco – Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Na solenidade, as duas instituições receberam um certificado pelos trabalhos prestados em Pernambuco

A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizou, ontem, uma sessão solene para prestigiar os 80 anos do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE) e os 75 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac/PE). As homenagens foram de autoria do atual presidente da Alepe, o deputado estadual Eriberto Medeiros.

Na solenidade, as duas instituições receberam um certificado pelos trabalhos prestados em Pernambuco.

Sindaçúcar e a economia pernambucana

O Sindaçúcar/PE fomenta o desenvolvimento da cadeia sucroenergética do Estado, impulsionando a economia com geração de emprego, renda e inclusão social. De acordo com o presidente da entidade, Renato Cunha, é de extrema importância a sessão solene.

“É uma honra muito grande o coroamento, através da Assembleia Legislativa de Pernambuco, dessas oito décadas de existência do Sindaçúcar. Um setor que sempre esteve presente na economia de Pernambuco e vem sempre se reposicionando e que teve gestões de presidentes que se dedicaram muito ao setor e sempre tiveram uma postura atualizada em suas épocas”, destacou o presidente.

Ainda de acordo com o dirigente, as usinas são responsáveis pelo empreendedorismo e promovem uma atividade socioeconômica em Pernambuco.

“Nós continuamos desempenhando um papel que defende a competitividade do Estado e da indústria da cana-de-açúcar que se reposicionou e criou um foco muito firme, não só em alimentos, mas nas energias limpas e renováveis. Esse foco vem sendo amadurecido e exercitado pelos grandes protagonistas do nosso setor que são as usinas, responsáveis pelo empreendedorismo e que perseguem uma responsabilidade social, acompanhando e implementando uma atividade compatível com o meio ambiente e sobretudo, desenvolvendo uma atividade socioeconômica em função dos níveis de empregabilidade do nosso setor”, acrescentou Renato.

Segundo o diretor executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi, que estava prestigiando a solenidade, o setor é protagonista na economia do Estado.

“É mais que justa essa homenagem da Assembleia Legislativa ao Sindaçúcar, que tem uma importância fundamental na economia do Estado, nos setores sucroalcooleiro e energético. Nada mais justo do que reverenciar esse segmento que congrega uma quantidade enorme de trabalhadores e que é pujante em nossa economia”, destacou o diretor.

Importância das entidades para Pernambuco

Marcando a volta das sessões solenes na Alepe por conta da pandemia da Covid-19, as homenagens prestadas ao Sindaçúcar/PE e ao Senac/PE foram definidas por unanimidade entre os deputados da casa.

“Uma das nossas atribuições na Assembleia, além de propor projetos de lei e de audiências públicas, também é de reconhecer instituições e entidades que têm uma grande importância no desenvolvimento e na vida dos pernambucanos. O Sindaçúcar contribui para o desenvolvimento, geração de emprego e renda e consequentemente, para a economia do nosso estado. O Senac qualifica, educa e prepara a população para ser inserida no mercado de trabalho. Nada mais justo que, por unanimidade, todos os deputados e deputadas desta casa pudessem aprovar essa proposição que hoje aqui estamos para consagrar essa homenagem dessas duas instituições que são muito admiradas por todos”, explicou o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

Presentes na solenidade 

Durante a solenidade, também falaram sobre a importância das duas instituições, os deputados estaduais Antônio Morais, Aluísio Lessa e Henrique Queiroz Filho. Representando o governador Paulo Câmara, estava presente o secretário estadual de Prevenção à Violência e às Drogas, Clóvis Benevides.

Representando o Senac, também estavam na mesa o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Ricardo Essinger. O procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto, e o defensor público geral, José Fabrício de Lima também marcaram presença.

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

24 horas ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

1 dia ago

Amupe sedia oficina sobre Reforma Tributária para gestores municipais

  O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios   Um dia de orientações…

1 dia ago

Jogo Sport x Brusque (SC) terá operação especial de ônibus

A partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 entre Sport x Brusque (SC), que vai acontecer amanhã (11), às…

2 dias ago

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

3 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

3 dias ago