Publicidade


Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil chega a Riacho das Almas

22 mar 2018|Postado em:Notícias

Capacitação ministrada pelo Icia foi voltada para profissionais de saúde, representantes das Secretarias de Saúde e Educação e conselheiros tutelares

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas em parceria com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste – Icia realizou na manhã desta quinta-feira (22) a Caravana do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil. O evento foi voltado especialmente para os profissionais de saúde da Atenção Básica do município: médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos em enfermagem. No entanto, também participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Educação e conselheiros tutelares.

A caravana teve como objetivo alertar os profissionais sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, e esta é a primeira vez que o encontro está sendo realizado em Riacho das Almas. “Algo corriqueiro pode ser câncer, e é extremamente importante esse trabalho do Icia para capacitar nossos profissionais a identificar esses sinais e sintomas para o tratamento correto porque a gente sabe que quando há o diagnóstico precoce, a condição de cura é muito mais eficiente”, ressaltou a secretária de saúde de Riacho das Almas Scheyla Gonçalves.

As palestras foram ministradas pelo idealizador do Icia, o oncologista pediátrico Luiz Henrique Soares, pela nutricionista residente em atenção ao câncer Audeangela Sobral, pela dentista Sarah Rachel e pela enfermeira Laís Ramos. Foram abordadas as formas de diagnosticar o câncer em crianças e adolescentes, a importância do acompanhamento nutricional durante o tratamento quimioterápico, as lesões bucais que os tratamentos contra o câncer podem causar e a abordagem em enfermagem que deve ser dada aos pacientes.

“O diagnóstico precoce é a principal arma para a cura, e a atenção básica dos municípios tem papel fundamental nisso. Por isso é importante falar sobre os fatores que atrasam o diagnóstico, porque a gente entende que todos são corresponsáveis neste processo”, explicou o oncologista idealizador do Icia Luiz Henrique Soares.

De acordo com o Instituto, o tipo de câncer mais comum entre as crianças é a leucemia. Os sintomas da doença são perda de peso, febre prolongada, ínguas e manchas rochas pelo corpo.

Prioridade no atendimento – Durante a caravana, foi pactuado que os pacientes do município de Riacho das Almas terão prioridade nos encaminhamentos, exames e atendimentos no Icia. O encaminhamento pode ser feito pelos profissionais de saúde da atenção básica após regulação da Secretaria de Saúde.

Prefeitura de Riacho das Almas

Assessoria de imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: