Publicidade


Comissão Interinstitucional do Sinase visita unidades socioeducativas de Pernambuco

8 dez 2021|Postado em:Notícias

Comissão Interinstitucional do Sinase visita unidades socioeducativas de Pernambuco

Atividades fizeram parte do monitoramento do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo

 

Representantes da Comissão Interinstitucional do Sinase (CIS) visitaram, nesta terça-feira (7), três equipamentos destinados ao público da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco. O objetivo foi avaliar aspectos relativos à estrutura física e ao desempenho de atividades pedagógicas nas instalações. A agenda fez parte das ações de monitoramento do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo (Pedas – 2015/2024), que estabelece indicadores para o funcionamento do sistema socioeducativo no Estado.

A comitiva passou pelo Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia e pelo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, no bairro do Bongi, no Recife. Ambas as unidades são destinadas a adolescentes do sexo feminino, com idades entre 12 e 21 anos. Outro equipamento visitado foi o Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, em Afogados, também na capital. O espaço, que dispõe de laboratórios de informática, recondicionamento de computadores, eletrônica e barbearia, foi inaugurado em março deste ano com a proposta de ofertar cursos profissionalizantes aos adolescentes fora das unidades da Funase.

“Estamos cumprindo a pauta programada pela CIS, acompanhando as ações previstas no monitoramento do Pedas. A visita favoreceu uma visão da dinâmica das adolescentes no cotidiano do cumprimento da medida socioeducativa, sobretudo no eixo da educação e da profissionalização. Percebe-se uma estrutura física prescrita nos parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), favorecendo uma ambiência saudável e digna ao público atendido”, afirmou Suelly Cysneiros, coordenadora da CIS e gerente-geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ.

Comissão Interinstitucional do Sinase visita unidades socioeducativas de Pernambuco

As impressões sobre a visita também foram compartilhadas por outros membros da comissão. O gerente do Núcleo de Gestão para Resultados na Prevenção Social (NGR-PS) da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Vandré Cechinel, disse que acompanhar esse trabalho in loco é uma oportunidade de conhecer melhor os desafios do sistema socioeducativo. “Testemunhamos a dedicação dos colegas que fazem a gestão das unidades e seu olhar de esperança por dias melhores. Tudo isso aumenta ainda mais nosso compromisso em colaborar no processo de soluções no campo das medidas socioeducativas do Estado”, declarou.

No mesmo sentido, Felipe Amorim, representante da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CIJ/TJPE) na comissão, destacou a importância da decisão governamental de alocar as adolescentes nas instalações situadas no bairro do Bongi, que haviam sido projetadas, inicialmente, para atender o público masculino. O Case e o Cenip Santa Luzia passaram a funcionar no local em março de 2020. “É preciso ressaltar também a importância de momentos como esse para aproximar as discussões políticas e de gestão com a vivência da realidade das unidades socioeducativas”, avaliou.

Ainda estiveram na comitiva, composta por oito pessoas, Lívia Cabral e Candido Pereira (Seplag), Ewerton Pimentel (Ministério Público de Pernambuco) e Mércia Pontes e Ana Roberta Oliveira (SDSCJ).

Imagens: Divulgação/SDSCJ

Colaboração-Superintendência de Comunicação

Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: