Categories: Notícias

Compesa inicia testes da nova Adutora de Porto de Galinhas


A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa iniciou a fase de testes do novo Sistema Adutor de Porto de Galinhas, empreendimento que dobrou a oferta de água para um dos destinos turísticos mais visitados do Litoral Sul de Pernambuco. Além de Porto, as Praias de Maracaípe e Muro Alto, que juntas somam uma população de 56 mil pessoas, também serão beneficiadas com a melhoria do abastecimento. Até o final deste mês, a fase de testes deve ser finalizada, garantido a distribuição de água todos os dias e com pressões mais elevadas  para essas praias. Ainda está previsto, numa segunda etapa do projeto (em fase de captação de recursos), o atendimento das localidades de Nossa Senhora do Ó, Serrambi e Toquinho pelo novo sistema implantado.
Para construir a Adutora de Porto de Galinhas foram aplicados R$ 30 milhões, recursos do FGTS/ CAIXA,  que foram assegurados pelo Governo Paulo Câmara. A obra é um pleito antigo da população e, por este motivo, o governador solicitou a companhia que desse  celeridade à execução da adutora, o maior investimento feito, nos últimos anos, para melhoria e ampliação do abastecimento dessas praias do Litoral Sul. “O novo sistema terá condições de atender plenamente essa região pelos próximos 20 anos e foi pensado para  garantir  a regularidade  do fornecimento de água para essas praias até mesmo na época de altas temporadas, quando aumenta o fluxo de pessoas”, informa Rômulo Aurélio Souza, diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, se referindo à flexibilidade operacional da Adutora de Porto de Galinhas, que tem condições de aumentar a vazão de água de acordo com a necessidade da população. A obra foi realizada no período de dois anos.
A adutora, que foi implantada a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Suape, possui 19 quilômetros de tubulações assentadas e passa por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto, até chegar a Porto de Galinhas. A nova adutora foi projetada para transportar a vazão máxima de 540 litros de água, por segundo, e tem diâmetro que varia de 800 a 600 milímetros. O sistema ainda é composto por três reservatórios com capacidade para armazenar 5 mil, 3,5 mil e 2,5 mil metros cúbicos de água, além de uma estação de bombeamento. Um desses reservatórios foi construído dentro da área da ETA Porto de Galinhas, que junto com a produção desta unidade, passa a abastecer Porto, Maracaípe e Muro Alto.
Para melhorar o atendimento da rede hoteleira de Muro Alto, a Compesa também vai iniciar, até o final deste ano, o processo licitatório da obra para implantação de um reservatório elevado, uma unidade de bombeamento e rede de distribuição para receber água diretamente da nova Adutora de Porto de Galinhas.

 
Assessoria

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

12 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

12 horas ago

PUBLICIDADE

12 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

19 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

20 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago