Categories: Notícias

Compesa inicia testes em novo sistema para melhorar o abastecimento de Rio Doce e Jardim Atlântico

Bairros são os primeiros beneficiados com o projeto da Compesa que visa estabelecer o fornecimento de água contínuo, até 2021, para 250 mil pessoas em Olinda

A Compesa inicia na próxima segunda-feira (28), a fase de testes do novo sistema de abastecimento para a melhoria de distribuição de água dos bairros de Rio Doce e Jardim Atlântico, em Olinda, as primeiras áreas beneficiadas com o projeto Olinda+Água. O empreendimento está sendo executado pela companhia e visa estabelecer o fornecimento de água contínuo (todos os dias) para 250 mil pessoas em 15 bairros do município, dentro de cinco anos (até o ano de 2021). No entanto, as melhorias do abastecimento nesses dois bairros, onde foram assentados 30 quilômetros de novas tubulações, já serão sentidas pelos moradores logo após a finalização dos testes da operação do sistema. “Essa melhoria depende de um período de ajustes para o equilíbrio das pressões rede de distribuição. Tão logo isso ocorra, a população já sentirá os efeitos e, no mês de outubro, as melhorias serão ainda mais significativas”, informa o gestor da obra, Bruno Eduardo Gonçalves.

Segundo ele, ainda há necessidades de outras intervenções no sistema, que serão realizadas a partir de janeiro de 2018, para possibilitar o abastecimento ininterrupto dos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico, parte de Casa Caiada e Jardim Fragoso e também de outras áreas da cidade. Hoje, essas localidades são atendidas pelo Sistema Botafogo e nove poços, com um regime de rodízio que varia de três a cinco dias sem água, dependendo da localidade. Na próxima semana, os testes na nova rede vão abranger os bairros de Jardim Atlântico e Rio Doce, nas 2ª,3ª,4ª e 5ª Etapas.

Já na 1ª Etapa de Rio Doce, parte de Casa Caiada e Jardim Fragoso os testes acontecerão posteriormente, em função das particularidades da rede de distribuição desta área. “Durante a fase de testes, iremos seguir esse mesmo calendário, podendo, eventualmente, ocorrer alguma irregularidade no período de fornecimento de água devido à complexidade e imprevistos inerentes à operação de um novo sistema”, esclarece Bruno Eduardo. Ele lembra que, recentemente, durante as obras de interligação dos poços ao novo Centro de Reservação de Perijucã – com capacidade de armazenar 12 milhões de litros de água – em Jardim Atlântico, o abastecimento desses bairros foi comprometido para a realização das intervenções, ações essenciais para a melhoria da distribuição de água.

No mês de outubro, está previsto terminar a primeira etapa da obra, levando para 133 mil pessoas nos bairros de Rio Doce, Jardim Atlântico e parte de Casa Caiada e Jardim Fragoso, melhorias na distribuição de água, como o cumprimento dos horários divulgados no calendário, aumento das pressões e das horas de abastecimento de água. Ao todo, o Governo do Estado e Compesa investem R$ 134 milhões, recursos financiados pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto ainda prevê ações de setorização para implantar um sistema de controle e medição da rede, por meio da instalação de macromedidores, válvulas redutoras de pressão, sensores de monitoramento das pressões ao longo da rede e ainda monitoramento remoto.

Também a partir de outubro, a Compesa começa as obras em Ouro Preto, Jatobá, Bairro Novo, Bultrins e no restante de Casa Caiada e Jardim Fragoso. No próximo ano, no mês de abril, o Olinda+Água vai iniciar as intervenções nos bairros do Carmo, Varadouro, Guadalupe, Santa Tereza, Amaro Branco, Bonsucesso e Monte.

 
Assessoria de Imprensa da Compesa

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

40 minutos ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

13 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

14 horas ago

PUBLICIDADE

14 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

20 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

21 horas ago