Publicidade


Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda para beneficiar o tratamento de idosos com câncer

12 mar 2024|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Foto: Luana Luz

A Declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 pode ser entregue entre os dias 15 de março até o dia 31 de maio, conforme estabelecido pela Receita Federal. Serão 77 dias para prestar as contas com o leão, mas também uma oportunidade para o contribuinte utilizar a sua declaração para ajudar uma causa social, sem pagar nada mais por isso, proporcionando impacto direto em projetos locais de grande importância e da sua escolha.

Normalmente, a totalidade do imposto devido de cada cidadão vai para a União. Quem declara IRPF no modelo Completo, no entanto, pode escolher o destino de 6% daquela soma, direcionando-a até 3% para cada Fundo, como o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife, onde o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) tem projetos aprovadosO HCP é responsável pelo tratamento de 50% da população em tratamento contra o câncer em Pernambuco através do SUS, sendo os idosos mais da metade do total de pacientes atendidos.

Como fazer a destinação para o tratamento de idosos

No sistema, basta escolher a declaração completa, ou seja, por “deduções legais”, escolher a ficha “doações direto na declaração”, o tipo de Fundo (idoso) e o município (Recife). O próprio sistema indica o limite disponível para destinação, basta preencher o campo com o valor e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). O pagamento do DARF deve ser feito até a data de vencimento da primeira quota ou quota única do imposto. Este valor será deduzido do valor do imposto a ser pago ou acrescido no valor a ser restituído.

Por fim, é necessário enviar o comprovante de pagamento para o Hospital de Câncer de Pernambuco através do e-mail doacao@hcp.org.br ou whatsapp (81) 3217.8004, só assim o HCP poderá solicitar o repasse desse valor para a instituição. Isso acontece porque o contribuinte não está fazendo uma doação, mas indicando o destino de parte do seu imposto pago durante o ano para uma localidade e causa do seu interesse. “Assim o contribuinte tem autonomia do seu próprio dinheiro, podendo beneficiar instituições do seu município e prestar uma ajuda social para quem mais precisa sem gastar nada a mais”, explica Juliane Carvalho, gerente de captação de recursos e doações do HCP.

Os recursos recebidos pelo Hospital de Câncer de Pernambuco são destinados a proporcionar toda estrutura necessária ao tratamento, como a realização de exames, consultas clínicas e multidisciplinares, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos assistenciais essenciais para o melhor resultado do paciente, inclusive para a produção das refeições, oferecidas também aos acompanhantes.

 

Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: