Categories: Notícias

Curso de Panificação incrementa renda de agricultoras  de Abreu e Lima


Um grupo de mulheres aprendeu a produzir iguarias com alimentos obtidos de suas hortas

Tartelete, bolos de fruta-pão e batata doce, e torta de granola com aveia. Esses foram alguns dos pratos ensinados no curso gratuito “Trabalhador na Panificação – Bolos e Tortas”, do Senar Pernambuco, para um grupo de doze mulheres do Engenho Pitanga 2, na zona rural de Abreu e Lima.

As aulas aconteceram na associação da comunidade e contaram com materiais obtidos das hortas das próprias alunas. De acordo com o supervisor de Treinamentos do Senar/PE, Antônio Ricardo, o foco do curso é incrementar a produção agrícola e, consequentemente, impulsionar a geração de negócios.

Instrutora de Agroindústria nas áreas de panificação – pães, biscoitos e bolachas, bolos, tortas e conservas de vegetais – hortaliças e frutas, Maria José de Oliveira, explica que as produtoras aprenderam, em cinco dias, técnicas de gastronomia nas áreas de panificação, bolos e tortas.

Declarações como enriquecedor, marcante e produtivo eram relatadas constantemente pelas alunas. Motivado, seu Edemir Pereira, presidente da Associação dos Produtores e Produtoras de Pitanga 2, adiantou “Já compramos materiais para melhorar a estrutura do nosso espaço e em breve estaremos bem equipados para receber mais cursos do Senar”, planejou.

Participante do curso, dona Iara Alves (51) produz e comercializa na feira de Abreu e Lima. Entre as iguarias beiju, manuê, pão de batata doce, salgados de inhame, macaxeira e milho. Após a capacitação, ela garante que vai agregar produtos como bolos e tortas nas próximas vendas. Já para a produtora Valéria Francisca, o grande diferencial foi descobrir que “antes do curso fazíamos vários pratos da forma errada, como a torta de abacaxi”, relata.

Esse é o segundo curso realizado na comunidade. Em agosto deste ano, as produtoras foram habilitadas na produção de pães, biscoitos e bolachas. O grupo foi capacitado entre os dias 19 e 22 de setembro. O curso teve carga horária de 40 horas, com aulas ministradas no turno da manhã e tarde.

 
Imprensa SENAR-PE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

16 horas ago

PUBLICIDADE

17 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

17 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago