Categories: Notícias

Estado publica Manual de Auditoria Interna Governamental

 

Com o objetivo de orientar os órgãos e entidade que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual em relação à atividade de Auditoria Interna Governamental, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) acaba de publicar o Manual de Orientações Técnicas (MOT), institucionalizado pela Portaria Nº 22/2021. Publicado recentemente no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, o documento está disponível no site da SCGE (www.scge.pe.gov.br/auditoria).

De acordo com o diretor de Auditoria (DAUD/SCGE), Flávio Pereira, a legislação estadual tem como referencial o manual já elaborado pelo Governo Federal, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU). “Eles foram nosso parâmetro nesse trabalho, uma vez que já possuem expressivos normativos na área. O próprio Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) recomenda que esse manual seja um referencial técnico para utilização pelos seus órgãos membros”, destacou.

Com a institucionalização do Manual, o Governo do Estado passar a ter um parâmetro para melhor direcionar a atividade de Auditoria Interna Governamental. “É mais um passo que damos no reconhecimento e profissionalização da carreira de auditor”, comemora Flávio, adiantando que o documento também prevê que a SCGE poderá divulgar, sempre que necessário, orientações complementares para o cumprimento da atividade de Auditoria Interna Governamental.

 

ATRIBUIÇÕES – A Auditoria Interna Governamental é uma atividade independente e objetiva de avaliação, assessoria e conhecimentos baseados em riscos, sendo traçada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. O trabalho deve buscar auxiliar as organizações públicas a realizarem sua missão, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Segundo Flávio Pereira, essa atuação apresenta algumas especificidades, entre elas pode-se destacar a obtenção e a análise de evidências relativas à utilização dos recursos públicos, a qual contribui diretamente para a garantia da accountability nas suas três dimensões: transparência, responsabilização e prestação de contas.

O apoio na melhoria dos serviços públicos, por meio da avaliação da execução dos programas de governo e da aferição do desempenho dos órgãos e das entidades no seu papel fundamental de atender à sociedade; e a atuação com vistas à proteção do patrimônio público são outras peculiaridades da atividade de Auditoria Interna Governamental.

 

ASCOM SCGE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

5 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

10 horas ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

13 horas ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

1 dia ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

1 dia ago

Alerta de Chuvas Fortes na Região Metropolitana do Recife

  Previsão da APAC para as Próximas 24 Horas A Agência Pernambucana de Águas e…

3 dias ago