Categories: Notícias

EVITE O DESPERDÍCIO E APRENDA A APROVEITAR TODAS AS PARTES DA ABÓBORA BATÃ

Nutritivo e saudável, alimento pode ser utilizado das flores às sementes em diferentes tipos de receitas

 

São Paulo, janeiro de 2018 – O desperdício de comida é um problema que afeta diversos países do mundo. De acordo com um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos produzidos no mundo são desperdiçados ou perdidos.

Diante do problema, cada vez mais, é necessário apostar em iniciativas que contribuam com o aproveitamento total dos alimentos. Para isso, a nutricionista Indianara Coimbra, da Trebeschi, destacou a Batã, uma abóbora muito versátil e altamente nutritiva, e ensina como é possível aproveitar das flores às sementes em diferentes tipos de pratos. Confira:

Casca:

A casca da abóbora Batã é rica em fibras, vitamina C, carotenoides e possui mais proteínas, potássio e fibras do que a polpa. A sugestão é aproveitá-la na forma chips, que podem ser servidos como petiscos, ou ralá-la para o preparo de sopas, cremes e até sucos. “O consumo da casca auxilia na prevenção de doenças cardíacas, câncer e também previne problemas de visão e de pele”, ressalta Indianara Coimbra.

 

Polpa:

Versátil, a polpa da abóbora Batã pode ser utilizada no preparo de pratos salgados e doces, como refogados, purês, cremes, suflês, sopas, recheios de tortas, quiches, nhoque, compotas e bolos. O grande benefício é que 100g de polpa possuem apenas 31 calorias e têm mais potássio que uma banana, além de ser fonte de ferro, zinco, fósforo, magnésico e fibras, que ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino.

“É importante destacar ainda a presença de vitaminas A e C, complexo B e betacaroteno, um antioxidante natural responsável por prevenir contra o câncer, derrame, catarata, doenças cardíacas e que ajuda na manutenção da saúde da pele. A polpa é valorizada também por possuir ação vermífuga e por auxiliar no tratamento de doenças renais e cardíacas”, explica a nutricionista da Trebeschi.

 

Sementes:

As sementes possuem zinco e são responsáveis por fortalecer o sistema imunológico. Além disso, contam com antioxidantes que auxiliam na prevenção do câncer. Com um preparo simples, elas podem ser assadas, de preferência com sal e um fio de azeite, e servidas como aperitivos ou trituradas, o que dá origem a uma farinha que pode ser utilizada em sucos, sopas, cremes ou no preparo de massas e quitutes.

 

Brotos e folhas novas:

Também conhecidos como cambuquira, os brotos e as folhas novas são ideais para o preparo de sopas, refogados, saladas ou para serem consumidos juntamente da farinha de milho. As folhas da abóbora são ricas em água, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, ácido fólico e vitaminas A e K.

“Os brotos e as folhas novas são importantes para a saúde do coração, auxiliam na manutenção do sistema imunológico, a manter a saúde dental, previnem a constipação, fortalecem os ossos, reduzem os sintomas da artrite reumatoide e aliviam os sintomas da TPM”, pontua a especialista.

Flores:

Com um aroma delicado, as flores da abóbora Batã podem ser refogadas, empanadas, fritas, utilizadas em saladas, suflês, risotos, omeletes, ensopados de peixes e frutos do mar, recheadas (com carne, queijo ou legumes) ou batidas em sucos. São altamente digestivas e podem ser consumidas cruas ou cozidas, no entanto, vale destacar que, para garantir uma alimentação balanceada, o ideal é eliminar as frituras da dieta.

Ricas em cálcio e fósforo, as flores são indicadas para crianças em fase de crescimento e para pessoas com problemas de osteoporose. O alimento também reduz a oxidação do colesterol ruim, e estimula a formação de enzimas reparadoras e anticancerígenas, o que ajuda a bloquear o desenvolvimento de células malignas no organismo.

“As flores da Batã são capazes de promover a formação de glóbulos brancos no sangue, responsáveis pela defesa do organismo contra agentes infecciosos e ataques externos. Além disso, suas propriedades auxiliam na saúde da visão, em problemas como catarata, retinopatia diabética e degeneração macular, doença que causa danos aos vasos sanguíneos que irrigam a retina, muito comum em pessoas na meia-idade ou que sofrem com diabetes”, finaliza Indianara Coimbra.

Sobre a Trebeschi

A Trebeschi é uma das principais produtoras e distribuidoras de tomates do Brasil. Com plantações no Sudeste, Sul e Centro-Oeste, a empresa abastece as principais capitais do país e exporta para diversos países da América do Sul. Presentes no DNA da marca, a tecnologia e a sustentabilidade contribuem para a produção de frutos de alta qualidade, que prezam o sabor e a segurança alimentar. Mais informações www.trebeschi.com.br.

Carol Decresci

Assessora de Imprensa

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

7 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

20 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

20 horas ago

PUBLICIDADE

20 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago