Publicidade


Fórum elege membros do Conselho da Pessoa Idosa do Recife

10 maio 2018|Postado em:Notícias

Foram aclamadas as 11 entidadeque representarão a sociedade civil no Comdir pelos próximos dois anos

Foram aclamadas, na manhã desta quinta-feira (10), as 11 entidades que representarão a sociedade civil no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) no biênio 2018/2020. O anúncio dos novos membros foi feito no Fórum Eleitoral do Comdir, realizado pelo órgão e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH), através da Gerência da Pessoa Idosa, na sala de reunião do 6º andar do edifício-sede da PCR, no Cais do Apolo.

Vinculado administrativamente à SDSJPDDH, o conselho foi criado em 2007 e é um órgão colegiado de caráter deliberativo, de controle social da política pública municipal da pessoa idosa do Recife, tendo a finalidade de acompanhar a implantação da política de inclusão social, promoção e defesa dos direitos do idoso.

As seis organizações da sociedade civil ligadas à área do envelhecimento, os dois conselhos profissionais com atuação nas questões do envelhecimento e as três entidades de ensino superior com atuação na área do envelhecimento que foram aclamadas membros do Comdir têm cinco dias para informar os nomes dos titulares e suplentes que atuarão como conselheiros pelos próximos dois anos, participando das reuniões mensais do órgão.

A posse dos conselheiros será no dia 15 de junho, que é o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, num seminário que será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com a Gerência da Pessoa Idosa.

No início do fórum eleitoral desta quintaa gerente de Controle Social Ana Farias, que também é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), falou aos participantes do evento sobre a importância do exercício do controle social para a garantia da implementação das políticas públicas e sobre as dificuldades no exercício pleno do controle social. A abertura do fórum ainda contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, e da secretária-executiva de Direitos Humanos, Elisabete Godinho.

A gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, falou das ações que têm sido implementadas pela Gerência da Pessoa Idosa desde 2013, como o apoio aos cerca de 150 grupos de convivência da pessoa idosa existentes na cidade, com encontros mensais com as coordenações; a realização de oficinas, palestras, seminários e rodas de diálogos para ou sobre a pessoa idosa; o Projeto Navegar é Preciso, que oferece aulas de informática para as pessoas idosas; a comemoração das datas culturais com o segmento, como os bailes de Carnaval e o de São João da pessoa idosa; a comemoração de datas importantes para esse público, como o Dia de Enfrentamento à Violência da Pessoa Idosa (15/06), Dia dos Avós (26/07) e o Dia da Pessoa Idosa (01/10), entre outras ações.


Marlene Guimarães Souza, 82 anos, assinou o livro de ata como representante do Clube de Mães Renascer, do Jordão. “Acho importante participar das reuniões e decisões do conselho, pra gente poder contribuir dando nossa opinião.

Confira a lista das entidades eleitas:

Grupo 1: Representantes de organizações da sociedade civil ligadas à área do envelhecimento:

– Grupo Esperança

– Grupo de Convivência Amiga Lourdinha

– Clube de Mães Renascer

– Instituto Boa Vista

– Serviço de Assistência Social aos Servidores da Polícia Civil de Pernambuco

– Pastoral da Saúde Nordeste

Grupo 2: Representantes de Conselhos profissionais com atuação nas questões do envelhecimento:

– Conselho Regional de Nutricionistas

– Conselho Regional de Psicologia

Grupo 3: Representantes de entidades de ensino superior com atuação na área do envelhecimento:

– Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

– Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe)

– Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire)


Fotos: Daniel Tavares/PCR

Sofia Costa Rêgo
Assessora de Imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: