Notícias

Fundação Altino Ventura atenderá 500 pacientes a mais por mês com inauguração de bloco cirúrgico

Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga – Foto: Divulgação/ FAV

O local conta com 16 salas de cirurgia. Inicialmente, irão funcionar três. As novas salas possibilitam o atendimento de 500 pacientes a mais por mês

Com o objetivo de atender mais pessoas que necessitam de cirurgias oftalmológicas através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Altino Ventura (FAV) inaugura, nesta sexta-feira (25), às 7h, o bloco cirúrgico do novo Complexo Hospitalar, localizado no bairro da Iputinga, no Recife. O local conta com 16 salas de cirurgia. Inicialmente, irão funcionar três. As novas salas possibilitam o atendimento de 500 pacientes a mais por mês.

“O sistema oftalmológico do SUS tem sempre suas dificuldades de acesso e a Fundação Altino Ventura dá um passo enorme para assistir a população de Pernambuco. Esse novo bloco cirúrgico, que a gente entrega dentro do nosso edifício sede, é fruto de muitas mãos, muita gente ajudou e agora chegou a hora da fundação ajudar ainda mais pessoas que precisam recuperar a sua visão”, destacou o médico oftalmologista e presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura.

Na próxima segunda-feira (28), o espaço estará operando pessoas que necessitam de cirurgias de catarata.

“A catarata é a condição número um de cegueira reversível no mundo inteiro, que é um tipo de cegueira que, uma vez tratada e operada, os pacientes recuperam a sua visão. Nós conseguimos montar algumas salas e estamos contando com o apoio dos governos federal, estadual e municipal, de alguns parceiros que ajudam a fundação e doadores. A sociedade pernambucana de um modo geral tem contribuído para que a fundação cumpra a sua missão”, pontuou Ventura.

O bloco cirúrgico da fundação realizará cirurgias oftalmológicas de média e alta complexidade, como catarata, glaucoma, estrabismo, retina, plástica ocular e transplante de córnea.

De acordo com o Dr. Marcelo Ventura, o espaço é um dos mais modernos da área oftalmológica do Brasil.

“O bloco cirúrgico tem tecnologia de ponta. O sistema de ar condicionado é muito moderno e existem todas as barreiras para evitar contaminação. Temos na Fundação Altino Ventura o nível máximo de segurança. Nós temos uma qualificação operacional de equipamentos, microscópios e aparelhos para se fazer as cirurgias. É um bloco cirúrgico que está muito bem adequado para as demandas”, pontuou.

Quando todas as salas estiverem em funcionamento, cerca de 4 mil procedimentos cirúrgicos poderão ser realizados mensalmente, o que representa em média 50 mil cirurgias ao ano dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O espaço será o maior bloco cirúrgico oftalmológico do País, com a possibilidade de realizar 20% das cirurgias oculares via SUS de todo o Brasil.

Para conseguir acesso à Fundação Altino Ventura o paciente deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. O encaminhamento à unidade oftalmológica é feito por meio do setor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

14 horas ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

22 horas ago

Amupe sedia oficina sobre Reforma Tributária para gestores municipais

  O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios   Um dia de orientações…

1 dia ago

Jogo Sport x Brusque (SC) terá operação especial de ônibus

A partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 entre Sport x Brusque (SC), que vai acontecer amanhã (11), às…

1 dia ago

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

2 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

3 dias ago