Categories: Notícias

Governador reforça desenvolvimento escolar do  Paulista com Pactuação de Metas e Caravana da Educação 

Paulo Câmara esteve na manhã desta quinta, no município da Região Metropolitana do Recife para dar continuidade às ações pedagógicas, culturais, esportivas e de orientação aos estudantes
PAULISTA – Buscando estimular o diálogo com a comunidade escolar para viabilizar ações que reforcem o compromisso com a melhora da qualidade da educação no Estado, o governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta quinta-feira (05.04), neste município, mais uma edição da Pactuação de Metas 2018 da Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). À frente da Caravana da Educação, o chefe do Executivo estadual abriu o circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes que acontecem no mesmo dia da reunião. A iniciativa, que teve início no mês de março e já passou pela Mata Norte e Agreste Setentrional, irá contemplar todas as regiões do Estado até o final de maio.
“A secretaria de Educação foi muito feliz quando aproveitou esse dia tão importante de planejamento das atividades de 2018 e agregou a ele ações de esporte, cultura e a participação da comunidade escolar. A educação pública não se faz só na sala de aula. Ela se faz, principalmente, trazendo as pessoas para perto e fazendo com que elas sejam o grande patrocinador destes movimentos. Quando falamos em educação em Pernambuco, procuramos sempre olhar esses valores. Essa pactuação que fazemos hoje é nada mais do que ter a certeza de que o esforço continuado que nós estamos fazendo permanecerá por muitos anos. Esse trabalho nos orgulha, nos enche de responsabilidade, mas precisamos da parceria de todos para que a coisa certa continue a ser feita. É com esse espírito que precisamos manter o avanço e melhorar o trabalho não só na educação, mas em todas as áreas”, destacou.
Dividido em três polos  –  Esportivo, Cultural e Central – as ações envolvem centenas de estudantes. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, recitais e atividades de leituras movimentaram os Polos Esportivo e Cultural. No Paulista, eles estão localizados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Paulista e na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Padre Osmar Novaes, respectivamente. As ações destes dois polos, juntas, movimentaram cerca de mil estudantes da região.
Ainda hoje à tarde, a partir das 14h30,na Escola Estadual Custódio Pessoa, acontecerá o Polo Central. Cerca de 500 estudantes de escolas estaduais da regional são esperados para a programação do espaço, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Lá, acontecerão apresentações dos projetos “Enem Tá Ligado”, com foco na preparação para o Enem, e “PE no Campus”, uma iniciativa lançada pelo Governo do Estado, no final de 2017, que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
O secretário de Educação, Fred Amâncio, ressaltou o momento de avanço e salto de qualidade pelo qual passa a educação de Pernambuco. “Estamos vivendo um momento muito bonito, de muitos avanços, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Percebemos, a cada dia que se passa, que o nosso trabalho não se resume apenas a fazer reuniões e envolver os gestores. Nós só conseguimos efetivamente avançar quando envolvemos todos os que fazem parte desse processo: professores, a comunidade escolar e os nossos estudantes. É sempre um grande trabalho de equipe. Foi aí que surgiu o projeto da Caravana da Educação. O que antes já era um momento muito especial para todos nós, agora se tornou um momento singular. Não são mais apenas os dias de Pactuação de Metas, e sim, os dias da educação no Estado”, frisou.
O prefeito do município do Paulista, Júnior Matuto, destacou os níveis de excelência que Pernambuco mantém no quesito  educação e ressaltou que para que isso tenha continuidade, é necessário uma base forte nos municípios. “Precisamos ter uma base fortalecida. Preparar os alunos para que quando eles cheguem na escola, tenham a estrutura necessária para dar conta do recado nesta rede que hoje é exemplo pra todo o Brasil. Sabemos como são importantes a escola, a estrutura, e equipamentos como esse que está sendo entregue hoje, que ajuda a ocupar a mente da juventude e dinamizar o ambiente pedagógico”, pontuou.
Emocionado, o ex-aluno da da EREM Maria Vieira Muliterno Johnnatan Cavalcanti fez um agradecimento à gestão escolar do Estado que promoveu oportunidades únicas na vida de vários alunos. “Passei por uma grande mudança em minha vida graças à escola. Estou aqui, em nome de mais 300 alunos da Rede Pública Estadual que foram aprovados no ensino superior e quero agradecer, principalmente, ao governo que teve como prioridade a educação. Sabemos o quanto isso é importante para nossa sociedade porque são esses alunos que estão entrando agora que serão os profissionais do futuro”, enalteceu.
PACTUAÇÃO DE METAS – A Pactuação de Metas é um importante momento de diálogo e interação entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, com foco primordial no aprimoramento do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). Tendo como objetivo estreitar a relação entre a escola e a população, fortalecendo ainda mais o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, o encontro contempla todas as unidades escolares da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte. O encontro conta, também, com a presença de todos os gestores das 95 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte.
QUADRA VIVA – Aproveitando a visita ao município do Paulista, o governador Paulo Câmara deu por inaugurada as quadras poliesportivas cobertas da EREM Padre Osmar Novaes e da Escola Estadual Custódio Pessoa. Atreladas ao Programa Quadra Viva, os investimentos nas obras foram da ordem de R$ 982 mil. Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa  tem como objetivo reformar ou construir quadras nas escolas da rede estadual. Até o final de 2018, serão 200 quadras poliesportivas revitalizadas/implantadas.
Fotos: Hélia Scheppa/SEI
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

15 horas ago

PUBLICIDADE

15 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

16 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago