Categories: Notícias

Governo de Pernambuco lança capacitação em meio ambiente para gestores municipais

 

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

 

Programa vai qualificar profissionais em todas as regiões do Estado com vistas a ampliar as ações locais em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (11), um programa para capacitar mais de 550 gestores municipais e pessoas da sociedade civil na área ambiental. A iniciativa foi apresentada durante um encontro on-line promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) com os secretários de pastas ambientais de 59 prefeituras. O programa vai qualificar profissionais em todas as regiões do Estado, ainda no primeiro semestre deste ano. A ideia é oferecer apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas da área, com vistas a ampliar as ações locais em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Para o secretário estadual de meio ambiente, José Bertotti, a capacitação deve impulsionar o processo de descentralização da gestão ambiental no Estado e articular os diversos órgãos de meio ambiente nos três níveis da federação, potencializando o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SISEMAS. “Os municípios pernambucanos apresentam condições financeiras, técnicas, estruturais e administrativas muito diversas. O programa chega para compartilhar informações e elevar o grau de conhecimento de quem atua na área. Isso possibilitará que os municípios busquem sua autonomia e promovam a melhoria da qualidade ambiental nos seus territórios, cumprindo seu papel no processo de licenciamento e fiscalização”, afirmou.

As capacitações serão oferecidas aos 184 municípios, mais o distrito de Fernando de Noronha. Cada cidade terá direito a três vagas, sendo duas para os gestores da prefeitura e uma para a sociedade civil. Com uma carga horária de 20 horas, o treinamento abordará as seguintes temáticas: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, cidadania ambiental e comunidades tradicionais; Agroecologia; Biodiversidade e arborização urbana; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas; Resíduos sólidos, drenagem urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário; Recursos hídricos e gerenciamento costeiro; Licenciamento, controle e fiscalização.

Devido à pandemia da Covid-19, o treinamento ocorrerá por meio de plataforma digital, sempre com técnicos fazendo exposições ao vivo e possibilitando a interação entre os participantes. As inscrições para participar da iniciativa abrem na próxima segunda-feira (15/05) e se estendem até o dia 31 de março, através do site da Semas. O curso acontecerá em datas específicas de acordo com a região. Para os municípios do Sertão, a capacitação será realizada entre os dias 12 e 16 de abril. Já para o Agreste, ocorre entre os dias 26 e 30 do mesmo mês. A vez das cidades localizadas na Zona Mata será entre os dias 10 e 14 de maio. Por fim, os municípios da RMR/Litoral participam da qualificação de 24 a 28 de maio.

“O diferencial, agora em 2021, será capacitar os profissionais no início da gestão local, oferecendo um espaço de formação com tutoria especializada nas diferentes áreas da política ambiental. Acredito que isso possibilitará a cada município desenvolver e articular as estruturas legais necessárias à aplicação dessa política, beneficiando a população e garantindo a conservação do nosso patrimônio ambiental”, disse Bertotti. Ele ainda acrescentou que o direcionamento de vagas da qualificação para a sociedade civil leva em conta a necessidade de oportunizar a formação de pessoas que integram ou vão integrar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente.

Reunião – Durante o Encontro dos Secretários Municipais de Meio Ambiente de Pernambuco, promovido pela Semas em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, José Bertotti, também apresentou as políticas estaduais de meio ambiente, as principais linhas de trabalho em desenvolvimento e as oportunidades de iniciativas parceiras a serem construídas junto aos municípios. O evento também contou com uma palestra magna do líder da fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, sobre “A importância dos Municípios para a Defesa do Meio Ambiente e a Sustentabilidade”.

 

ASCOM SEMAS – PE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

4 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

19 horas ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago