Notícias

Governo do Estado alerta para o prazo de doação do IRPF ao Fundo Estadual do Idoso

 

Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ

Recurso arrecadado será destinado à promoção de ações e políticas públicas voltadas a pessoas do segmento

Com a proximidade do fim do prazo para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, previsto para o próximo dia 31, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) reforça a importância de doar parte da restituição ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Fedipe), um instrumento necessário para viabilizar a implementação das políticas e ações voltadas para a promoção e proteção dos direitos das pessoas desse segmento. Desde março, a SDSCJ e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) sensibilizam a população e empresas privadas por meio de uma campanha de divulgação que está sendo veiculada em órgãos públicos e shoppings.

“O Fundo possibilita a construção e aplicação de ações, serviços e programas que garantam os direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Com a campanha, a equipe da Coordenadoria da Pessoa Idosa atua, principalmente, na propagação de informação sobre o Fedipe e a apresentação dos resultados que a quantia arrecadada tem gerado na vida dos idosos nos últimos anos. Assim, o Estado consegue estimular e sensibilizar as empresas e a população em geral a se engajarem e se tornarem agentes parceiros na garantia dos direitos desse grupo”, pontua o secretário da SDSCJ, Edilazio Wanderley.

A doação para o Fedipe é feita no ato da declaração do Imposto de Renda, no programa disponibilizado pela Receita Federal. As pessoas jurídicas podem doar até 1% do Imposto de Renda Devido apurado ao mês, trimestre ou ano sobre o lucro real. É necessário que a empresa não seja optante pelo Simples. Já as pessoas físicas podem doar até 6%. Para isso, será necessário que a declaração seja feita na modalidade completa. Após o preenchimento, o contribuinte precisa gerar uma Guia de Recolhimento de Receitas da União (GRU) no próprio programa da Receita e pagá-la no prazo especificado.

Também podem contribuir as pessoas que tenham restituição a receber. Os valores destinados ao Fedipe não comprometem outras deduções como as relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia. O site www.sdscj.pe.gov.br disponibiliza um passo a passo detalhado sobre a forma de doar.

Ascom SDSCJ

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

1 hora ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

14 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

14 horas ago

PUBLICIDADE

14 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

21 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

22 horas ago