Notícias

Governo do Estado anuncia mais 1000bolsas de estudo para o Prouni-PE

 

Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti, Carmelo Bastos, o Diretor de
Políticas de CT&I e Competitividade da Secti, Cesar Andrade, o Secretário de CT&I, Lucas Ramos,
e o Presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, Alexandre Lira – Foto: ASCOM

O programa é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O Novo Edital amplia alcance dos beneficiados, permitindo a inscrição de estudantes que fizeram ENEM desde 2009

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), divulgou, na manhã desta segunda-feira (21), detalhes do novo edital do Programa Pernambuco na Universidade – PROUNI-PE. Nesta edição 2022.1, o secretário de CTI, Lucas Ramos, anunciou mais mil bolsas dentro do programa de acesso ao Ensino Superior, com valores de R$ 500,00 (quinhentos reais) pagos integralmente pela gestão estadual, do primeiro ao último período do curso. Estudantes que fizeram ENEM a partir de 2009, com nota mínima de 350 pontos, mas sem zerar na redação, estão aptos a participar. As inscrições começam amanhã, dia 22/02, no site prouni.secti.pe.gov.br e se encerram no próximo dia 11/03.

Do total de vagas, 70% são destinadas às carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação (STEM+C), enquanto 30% são para os demais cursos. Vale ressaltar que, neste universo de oportunidades, 20% estão reservadas a mulheres que sofreram violência doméstica ou estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica; estudantes que possuam algum tipo de deficiência física; e professores não licenciados do ensino estadual ou municipal.

“Os recursos são pagos integralmente pelos cofres do Governo do Estado. O que nós queremos é que mais pernambucanos possam concluir os seus estudos numa época em que há um descrédito na Ciência, desinformação e disseminação de fakes. Pernambuco resolveu enfrentar isso com altivez, colocando recursos num programa de acesso à universidade que vai na contramão do que ocorre no Brasil. Dando oportunidades aos que mais precisam, o governador Paulo Câmara está inaugurando vida, na vida das pessoas”, destacou Lucas Ramos.

O Diretor de Políticas de CTI e Competitividade, Cesar Andrade, deu mais detalhes sobre o alcance do PROUNI-PE. Segundo ele, o programa tem um total de 36 instituições credenciadas em todas as regiões de desenvolvimento do Estado, o que dá um leque de até 90 cursos à disposição dos interessados. “O Prouni-PE é o maior programa de bolsas do estado voltado para estudantes de instituições privadas de Ensino Superior, incluindo as autarquias municipais”, declarou, ressaltando o compromisso do Governo com a Educação.

O Edital 2022.1 do PROUNI-PE amplia seu alcance de beneficiados através de uma adequação à renda per capita familiar mínima exigida dos participantes, antes restrita a até um salário mínimo e meio. Na hipótese de não preenchimento pleno das bolsas de estudo nessa faixa salarial, haverá a inclusão de pessoas com renda de dois salários-mínimos, avançando, gradualmente, para estudantes com até quatro salários per capita.

 

ASCOM Secti Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

2 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

15 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

15 horas ago

PUBLICIDADE

15 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

22 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

23 horas ago