Categories: Notícias

Grávidas do Mãe Coruja plantam mudas de árvores no Coque

As mudas, disponibilizadas pela Emlurb, são de árvores nativas dos biomas brasileiros e apropriadas à arborização urbana

 

Gestantes atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife realizam o plantio de 16 mudas de árvores nesta terça-feira, às 9h, às margens do Canal Ibiporã, no bairro da Ilha Joana Bezerra, área central. O ato dá início à campanha de adoção de árvores pelas gestantes e suas famílias.

O plantio será feito pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. A área pública fica próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, onde as gestantes estão em atendimento pelo Programa Mãe Coruja, que busca fortalecer os vínculos entre a mãe, o bebê e a família, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil.

As mudas, disponibilizadas pela Emlurb, são de árvores nativas dos biomas brasileiros e apropriadas à arborização urbana. São três abius, uma carolina, um jenipapeiro, três oitizeiros, uma acácia-rosa, duas amesclas-de-cheiro, três paus-de-jangada e dois trapiás.

Além do plantio, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente está realizando atividades de arte-educação com gestantes do Programa Mãe Coruja. Toda quarta-feira, a equipe de educação ambiental da secretaria tem encontro marcado com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e suas mães. A cada semana a atividade é desenvolvida numa unidade de saúde diferente.

O Programa Mãe Coruja Recife, baseado na experiência bem sucedida do Mãe Coruja Pernambucana, foi implantado no Recife em 2 de Janeiro de 2014, com a inauguração do primeiro espaço, em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner.

Hoje, são dez espaços (Santo Amaro, Joana Bezerra, Água Fria, Torrões, San Martin, Coqueiral, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Cohab e Ibura) espalhados pela cidade. O Espaço Mãe Coruja é um local de acolhimento e vivências que promove ações intersetoriais, com a participação de várias secretarias municipais. Atualmente, o programa possui 6.929 mulheres e 1.942 gestantes. São 4.508 crianças acompanhadas, tendo sido distribuídos 4.815 kits – com fraldas, banheiras e itens de enxoval do bebê.

Serviço

O quê: Plantio de mudas com grávidas do Programa Mãe Coruja
Quando: terça (19), às 9h
Onde:  Canal do Ibiporã, Ilha Joana Bezerra

Mais informações: Verônica Falcão (9 9323- 2705), assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife
Otávio Batista

Gerente Geral de Relações com a Imprensa

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

10 horas ago

PUBLICIDADE

11 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

11 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago