Notícias

Hábitos de vida podem tornar o câncer a principal causa de morte na próxima década

Foto: Thiago Miranda.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02), HCP busca ampliar o conhecimento sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença

Em sete anos o câncer deve ser a principal causa de morte no mundo. Essa é a constatação das principais organizações de saúde, que define 2030 como o ápice dos casos de mortalidade por essas neoplasias – atualmente o câncer está em segundo lugar, atrás das doenças cardiovasculares. Os maus hábitos de vida e o envelhecimento da população são considerados fatores importantes para essa realidade, que já representa 4,45 milhões de mortes no mundo, de acordo com estudo Global Burden of Diseases (GBD) de 2019. O mesmo estudo indicou que as mortes por câncer devido a fatores de risco aumentaram cerca de 20,4% de 2010 a 2019.

No dia 04 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituições de saúde buscam ampliar o conhecimento da sociedade sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença, sensibilizando todos a efetivamente fazer ações para modificar cenários e salvar vidas. Referência em tratamento oncológico, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lançará uma série de conteúdos informativos, que pode ser conferido no site (hcp.org.br) ou redes sociais (@sigahcp).

Segundo informações da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Cerca de um terço das mortes são devido aos fatores de risco comportamentais e alimentares. Uma vida saudável, sem excessos, com uma rotina que inclua cuidar da mente e evitar estresses, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e uma alimentação balanceada (frutas, legumes e fibras), compõem a forma de viver que estudos apontam como fatores que evitam o câncer, o que diminuiria em 40% os diagnósticos. “Mudar a forma como lidamos com o alimento, o trabalho e a rotina são fundamentais para reduzir as chances de contrair um câncer”, destaca a nutricionista especialista em nutrição oncológica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Andréa Barros.

Não se expor de forma prolongada e sem proteção ao sol e vacinar crianças contra o Papilomavírus Humano (HPV) também são medidas preventivas importantes. O sol é o principal fator de risco para o câncer de pele (tipo de câncer mais incidente do mundo), e o HPV a principal causa do câncer de colo do útero, além de outros cânceres como o de vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta.

Embora o ideal ainda seja prevenir, a detecção precoce do câncer também deve ser estimulada. Diagnosticar o câncer em estágio inicial aumenta as chances de cura entre 80% e 90%, além de reduzir a possibilidade de sequelas ocasionadas pelo tratamento. Nesse sentido, as consultas periódicas ao médico devem fazer parte da rotina de toda a população. O Papanicolau, por exemplo, exame conhecido das mulheres, pode detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero, assim como consultas ao dermatologista podem identificar o câncer de pele e, no caso dos dentistas, os vários tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como garganta, língua e gengiva. “Não se deve esperar sintomas ou ter história familiar para entender que prevenção e detecção precoce são vitais”, destaca o oncologista do HCP, Ilan Pedrosa.

Para Pernambuco, INCA prevê 24.590 casos em 2023. Hospital de Câncer de Pernambuco deve atender 50%

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, organiza a publicação das estimativas de câncer desde 1995. Suas principais fontes de informação são os registros de câncer e o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O estudo indica que, dos 704 mil casos novos de câncer no Brasil esperados para cada ano do triênio 2023-2025, 152.930 sejam diagnosticados no Nordeste.

Pernambuco seria responsável por 24.590 casos e a capital Recife por 5.440, com prevalência para o câncer de próstata (73,28/100 mil), seguido do câncer de mama feminina (52,20/100 mil) e câncer do colo do útero (17,59/100 mil).

Importância do HCP

Única instituição exclusivamente oncológica do estado, o HCP é responsável pelo tratamento de mais de 50% dos pacientes com câncer em tratamento pelo Sistema único de Saúde (SUS), 43% das cirurgias oncológicas, 35% das quimioterapias e 45% das radioterapias realizadas em Pernambuco pelo SUS (fonte: DATASUS/2022).

O hospital é filantrópico e atende a população com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal. Esses recursos são responsáveis pela totalidade da receita, despesas e investimentos necessários para atender gratuitamente os pacientes. Os recursos recebidos são destinados a proporcionar toda estrutura necessária ao tratamento, como a realização de exames, consultas, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos assistenciais, inclusive para a produção das refeições, manutenção e atualização tecnológica.

Defasagem na tabela do SUS

Com a defasagem de mais de uma década na tabela do SUS, o aumento dos insumos na área da saúde e dos crescentes diagnósticos pós quarentena da pandemia, o HCP vem enfrentando dificuldades financeiras.   Para contribuir com o tratamento oncológico, a população pode ajudar o Hospital de Câncer de Pernambuco através do site hcp.org.br ou o telefone (81) 3217.8290.

Assessoria de Imprensa
HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

13 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

1 dia ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago