Notícias

Instrução normativa agiliza processos para destino de veículos apreendidos

 

Assessoria

Veículos apreendidos nos depósitos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) ou de delegacias estaduais, com mais de 60 dias sem manifestação do proprietário, passam a ter mais agilidade no processo de leilão e do descarte, após autorização da Corregedoria Estadual de Pernambuco. Uma Instrução Normativa assinada na Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na quarta-feira (dia 15), por representantes de diversos órgãos pernambucanos, torna possível os novos procedimentos. Tanto o descarte quanto o leilão, ocorrem após a retirada das restrições judiciárias, quando fica liberado para operacionalização do Detran-PE.

Segundo o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins, que representou o órgão no ato de assinatura do documento, parte dos veículos apreendidos constituem provas de crimes, por isso, precisam de autorização específica para ter um novo destino. Quando não há deterioração, o mais provável é ser levado a leilão. Já no caso de estar muito desgastado, é direcionado para prensagem, que é um processo realizado por etapas, conforme detalha Lins. “É preciso relacionar todos os veículos enquadrados, encaminhar para a corregedoria e aguardar a autorização. Só depois disso é feita a exclusão das restrições, para em seguida, ocorrer a descontaminação, que é a retirada do combustível e óleos, e após isso, pode ser feita a prensagem”, explicou.

Ainda de acordo com Lins, a solicitação para levar os veículos à prensa é feita por lotes, mas a execução da prensagem é realizada por unidade. O procedimento ocorre por meio de convênio, uma vez que o Detran-PE não possui o equipamento apropriado. Trata-se de uma prensa hidráulica que pode ser utilizada no depósito do órgão ou em outra área, mas adequada para o trabalho. Estão incluídos no rol de veículos em depósitos estaduais, motocicletas, bicicletas e automóveis.

Na assinatura da Instrução Normativa, além do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, participaram o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco em exercício, Frederico Neves; o corregedor geral de Justiça, Ricardo Paes Barreto; o procurador geral de Justiça, Paulo Oliveira; o chefe de Polícia Civil, Nehemias Sobrinho, e o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, José Roberto Santana. A interação entre os procedimentos dos órgãos envolvidos permite uma tramitação mais ágil, que permitirá desafogar os depósitos de veículos apreendidos no estado.

 

Colaboração-Jô Lima

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

6 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

18 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

19 horas ago

PUBLICIDADE

19 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago