Notícias

IR 2023: Como recuperar dinheiro de anos anteriores com a declaração pré-preenchida

 

Se você não declarou seu Imposto de Renda (IR) em 2022, 2021 ou em outros anos, veja como saber se você tem dinheiro a receber em 2023.

As declarações de Imposto de Renda (IR) começaram a ser enviadas para Receita Federal no dia 15 de março de 2023. Portanto, este é o momento de todos os contribuintes se organizarem para realizar o envio das suas declarações, o prazo vai até 31 de maio.

Existe uma maneira de verificar se você tem restituição para receber de anos anteriores, mesmo que você não tenha declarado em anos passados, é possível que você tenha algum dinheiro para receber.

Isso acontece porque em algum mês você pode ter pago imposto, ou seja, você pode ter tido seu IR retido, mas não estava devendo Imposto naquele ano, isso gera uma Restituição.

Veja como recuperar esses valores no IR de 2023!

IR 2023: Você pode ter dinheiro para receber de anos anteriores!

Com toda certeza você já deixou de declarar seu Imposto de Renda em algum ano, pois não estava obrigado a declarar pela legislação. Entretanto, nos anos que você deixou de declarar, é possível que você deixou também de receber dinheiro.

Se em algum mês do ano você tiver Imposto Retido em algum pagamento que você receber, seja no seu trabalho CLT ou na prestação de um serviço, é possível restituir esse valor no ano seguinte.

Veja um exemplo:

  • Se você teve Imposto Retido em 2022, mesmo que você não esteja obrigado a declarar IR em 2023, você pode enviar sua declaração para receber sua restituição.

Nas declarações de 2022 (ano-base 2021), 2021 (ano-base 2020) você pode utilizar a declaração pré-preenchida para te ajudar.

Como a declaração pré-preenchida pode ajudar a recuperar meu dinheiro?

O contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida no IR 2023 entrará no grupo prioritário para receber sua restituição, além disso, utilizando este modelo, o envio fica muito mais fácil e com menos erros, ajudando a Receita Federal.

A Declaração pré-preenchida apresenta as informações que a Receita Federal tem sobre você, portanto, se você não declarou Imposto de Renda em 2022 e 2021, ela pode te ajudar a recuperar seu dinheiro.

Realize os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo (ou site, ou programa) do Imposto de Renda;;
  1. Selecione para realizar o envio da declaração de 2021 ou 2022 (se você não enviou);
  1. Opte pela declaração pré-preenchida;
  1. Clique em rendimentos e verifique se você teve Imposto Retido;
  1. Se você teve Imposto Retido, verifique todas as informações, complete seus dados e envie sua declaração de 2021 ou 2022;
  1. Por fim, se você tiver direito à restituição em um ano anterior e enviar declaração em 2023, você entrará na fila de restituição deste ano, depois é só aguardar seu dinheiro ser pago (conforme o cronograma de restituição).

Em 2020 e anos anteriores, não existe a opção da declaração do IR pré-preenchida, portanto, para receber restituição de anos anteriores a 2021, será preciso declarar de maneira comum em 2023.

 

Fonte: Jornal Contábil

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

17 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

1 dia ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

1 dia ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

2 dias ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

2 dias ago