Notícias

Lista de documentos e informações necessárias para declarar o Imposto de Renda em 2023

 

O período para a declaração do Imposto de Renda está chegando, é necessário separar alguns comprovantes e documentos importantes para evitar cair na malha fina

 

Imposto de Renda, com a chegada do ano novo, também se aproxima o período de declaração.

Para muitos brasileiros, essa é uma tarefa que causa bastante preocupação e dúvidas. Afinal, é preciso reunir uma série de documentos e informações para preencher corretamente a declaração e evitar problemas com a Receita Federal.

Para ajudar nessa empreitada, foi elaborada uma lista com os documentos e as informações que são necessárias para realizar a declaração do Imposto de Renda em 2023.

Portanto, continue a leitura que a seguir, vamos detalhar cada um deles e explicar a importância de cada documento.

Documentos para o Imposto de Renda

Podemos dividir em 3 categorias, que são os comprovantes de renda, comprovantes de pagamentos e os documentos pessoais. Antes que a Receita Federal libere o acesso ao programa do imposto, é interessante já deixar organizado, pois assim, evitamos erros e esquecimentos de última hora.

Em relação aos comprovantes de renda e pagamentos, segue:

. Comprovante de rendimentos: esse é um dos documentos mais importantes, pois nele constam todas as informações sobre os valores recebidos ao longo do ano.

. Informe de rendimentos do INSS: para quem recebeu benefícios do INSS, é necessário obter esse documento para declarar corretamente esses valores ao preencher o imposto.

. Informe de rendimentos de previdência privada: caso o contribuinte tenha uma previdência privada, é necessário obter o informe de rendimentos dessa fonte de renda.

. Informe de rendimentos de aluguéis: para quem recebe aluguéis, é necessário obter o informe de rendimentos fornecido pelo locatário.

. Comprovantes de despesas com saúde: é preciso reunir todos os comprovantes de despesas com saúde, como consultas médicas, exames, internações, entre outros.

. Comprovantes de despesas com educação: o contribuinte também deve reunir para o imposto, os comprovantes de despesas com educação, como mensalidades escolares, cursos, livros, entre outros.

Comprovantes de pagamentos de pensão alimentícia: caso o contribuinte pague pensão alimentícia, é necessário reunir os comprovantes desses pagamentos.

. Comprovantes de doações: para quem realizou doações ao longo do ano, é necessário reunir os comprovantes dessas doações.

. Comprovantes de dívidas e ônus: caso o contribuinte tenha dívidas, como empréstimos, financiamentos, entre outros, é necessário reunir os comprovantes dessas dívidas e ônus.

Na categoria de documentos pessoais

É importante ter em mãos o CPF do contribuinte e as informações de todos os dependentes, bem como o número da conta bancária em que se deseja receber a restituição, caso haja direito a ela, número do RG, título de eleitor, endereço atualizado, data de nascimento, nome completo e número de celular.

Um ponto importante para não esquecer é que se houver dependentes, a renda deles também deve ser colocada.

Atenção ao preenchimento na hora da declaração

É importante lembrar que, para preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda, é fundamental ter atenção aos detalhes e não deixar nenhum documento importante de lado.

Além disso, fique atento aos prazos e não deixe para entregar a declaração do imposto na última hora, evitando problemas com a Receita Federal.

Se for o seu caso, é recomendável buscar ajuda de um profissional especializado em contabilidade ou de um programa de declaração do Imposto de Renda para garantir que tudo seja feito da forma correta e evitar problemas futuros.

Sendo assim, com todos esses cuidados, é possível realizar a declaração do imposto de forma tranquila e sem maiores dificuldades.

Por fim, não deixe para a última hora e busque ajuda sempre que precisar, para garantir que tudo seja feito da forma correta e dentro dos prazos estipulados.

Com um pouco de atenção e cuidado, é possível cumprir essa obrigação anual de forma tranquila e sem maiores dificuldades.

 

 

Fonte: Pronatec

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

13 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

1 dia ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago