Notícias

Mestre Zé Negão e seu Coco de Senzala serão homenageados em turnê na Colômbia

 

Foto: Rennan Peixe.

Uma turnê na Colômbia aguarda o Mestre Zé Negão e sua Laia, que levará o Coco de Senzala pernambucano e brasileiro às cidades de El Banco, San Martín de Loba e Cartagena das Índias, entre os dias 10 e 16 de novembro. O mestre, que já tem mais de 40 anos de carreira, será homenageado pelo Festival Nacional de la Tambora, que chega neste ano a sua 31ª edição na cidade de San Martín de Loba e volta a ser realizado anualmente após dois anos de hiato devido à pandemia.

Realização do Laia (Laboratório de Intervenção Artística), coletivo de cultura e memória da cidade de Camaragibe e responsável pela produção do mestre, a turnê partiu de processos de formação e intercâmbio entre ele e músicos de diferentes países da América Latina que participaram de vivências juntos. No repertório do Mestre e sua Laia, que se apresentam no festival no dia 12 de novembro estarão músicas autorais do show Tumbeiro: Cruzando Memórias AfroLatinas, de Mestre Zé Negão; além do show, o grupo realizará oficinas e rodas de diálogo.

A turnê também contempla atividades (apresentações e vivências) em municípios vizinhos, como o processo de intercâmbio que acontecerá no dia 10 de novembro na cidade de El banco, onde o Mestre se apresentará junto a outros mestres do Tambor da cidade. Os códigos sagrados da cultura ancestral afrodiásporica brasileira e colombiana  serão exaltadas em território colombiano  através das linguagens dos tambores.

“Essa turnê é importante, pois o Mestre e o grupo vão interagir com representantes e brincantes de culturas também tradicionais que descendem dos povos pretos e indígenas, os quais preservaram essas tradições cotidianamente a partir da ancestralidade, que nos vincula e nos mostra a similaridade e congruência entre nossos fazeres, mesmo estando geograficamente afastados”, afirma a aprendiz e produtora Omiyalê. “Isto fortalece o Mestre e a nós porque é uma forma de encontrar a outros de nós em diferentes lugares o que também estimula e enriquece a produção musical do mestre”, completa.

 

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

13 horas ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

1 dia ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

1 dia ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

1 dia ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

2 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

2 dias ago