Categories: Notícias

MPT em Pernambuco assina acordo de cooperação técnica interinstitucional com o TJPE, o MPPE e a DPPE para garantir aprendizagem profissional a adolescentes e jovens

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco assinou, em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Ministério Público (MPPE) e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), um acordo de cooperação técnica interinstitucional. O documento estabelece uma parceria entre os órgãos para oportunizar a formação profissional de adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou que estejam cumprindo medida socioeducativa.

Além do acordo firmado, as instituições se uniram para conceber a Comissão Interinstitucional do Estado de Pernambuco para a Aprendizagem (CIPEA), que fica encarregada de estipular os procedimentos a serem adotados para a seleção dos adolescentes e jovens beneficiados. No grupo, o MPT ficará responsável por identificar empresas pendentes com o cumprimento da cota de aprendizagem para que acomodem o público do projeto.

“Esse acordo proposto pelo MPT é mais uma ação que visa garantir o direito à profissionalização, através da aprendizagem profissional. Além da assinatura do acordo e da criação da CIPEA, o órgão ministerial trabalha ativamente na construção e articulação de um conjunto de iniciativas concretas para garantir a proteção à infância nos mais diversos aspectos”, disse a procuradora do Trabalho Jailda Pinto, à frente da coordenadoria regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Em 2020, o órgão ministerial firmou convênio com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) para a criação de centros de profissionalização para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, assim como destinou valores para a aquisição de computadores pela instituição. O MPT em Pernambuco também colaborou com a implantação de atendimento humanizado nos Institutos de Medicina Legal (IMLs) do estado e de salas de escuta especializada nas delegacias, voltadas a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

15 horas ago

PUBLICIDADE

15 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

16 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago