Notícias

Mutirão de Reconstrução Mamária no Outubro Rosa: Restaurando Esperanças

 

Imagem de Htc Erl por Pixabay

Hospital das Clínicas da UFPE realiza cirurgias em apoio à conscientização do câncer de mama

Em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará dez operações de reconstrução mamária entre os dias 16 e 21 de outubro.

A iniciativa integra um mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Seção Pernambuco (SBCP-PE), que pretende operar 80 mulheres em hospitais de referência do Recife.

Durante este mês, as pacientes estão sendo encaminhadas para triagem nos hospitais que realizarão o mutirão. No Hospital das Clínicas, 20 delas foram avaliadas nesta semana.

A ação é direcionada às pacientes que estão na lista de espera pela cirurgia na rede estadual e mulheres mastectomizadas com o tratamento oncológico já concluído e que foram selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde por meio das Unidades Básicas de Saúde, inclusive em municípios do interior.

“O objetivo do mutirão é dar mais qualidade de vida e garantir o direito da realização da reconstrução mamária que é assegurado por lei, reduzir a lista de espera e dar visibilidade e alertar às pacientes que essa cirurgia também faz parte do tratamento oncológico”, destacou o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC, Rafael Anlicoara.

Criada na década de 1990, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, esse é o tipo de câncer mais letal entre as mulheres. Os principais sinais e sintomas suspeitos são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

18 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

19 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

20 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

20 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago