Notícias

Novas placas alertam para a proibição do banho de mar em trecho de 2,2 km na Praia de Piedade após ataques de tubarão em Jaboatão, no Grande Recife

 

Placa sobre proibição de banho na Praia de Piedade, em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Proibição é válida desde julho de 2021. Novas placas começaram a ser instaladas nesta sexta (10).

A Praia de Piedade, em Jaboatão, no Grande Recife, recebeu novas placas que alertam para a proibição do banho de mar em um trecho de 2,2 quilômetros. Nessa área, dois adolescentes sofreram ataque de tubarão em dias seguidos, no domingo (5) e segunda-feira (6).

Além disso, segundo a prefeitura, a fiscalização vai ser intensificada no fim de semana, que é o primeiro após os incidentes.

O trecho interditado fica entre o Hotel Barramares e cerca de 300 metros depois da Igrejinha de Piedade, um dos locais mais perigosos e onde aconteceram os últimos dois ataques.

A proibição do banho de mar começou a vigorar em 2021, após dois ataques em menos de 15 dias. Um homem ficou ferido e outro morreu.

Na época, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e a prefeitura adotaram a medida de forma conjunta.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Jaboatão, Pedro Henrique Carvalho, Serão 11 placas instaladas nesta sexta (10) e mais nove durante o fim de semana. Na região, as placas existentes, que são do governo do estado, estão apagadas e algumas estão pichadas e depredadas.

“Essas placas vão ficar no meio da faixa para banho, porque as outras ficam na entrada da praia. Também tínhamos bandeiras roxas do Corpo de Bombeiros, que obedecem normas internacionais para sinalizar proibição de banho. Essas placas novas não vão substituir as outras. Vão ser um item a mais”, disse o secretário.

Doze postos com 24 bombeiros civis também serão postos no trecho interditado para banho, para fazer fiscalizações e orientação da população.

No fim de semana, também haverá atuação do grupamento ambiental da Guarda Municipal, fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e ações educativas junto aos comerciantes.

“Vamos colar adesivos nas mesa do comércio e distribuir outros materiais. Os comerciantes têm sido parceiros nesse trabalho. Também já temos quadriciclos que atuam no ordenamento da orla, e vamos atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar”, disse.

Recife e Olinda

No Recife e em Olinda também haverá ações educativas. Na capital, a prefeitura vai se reunir com trabalhadores da orla de Boa Viagem, na Zona Sul, para reforçar orientações. No sábado (11), equipes da gestão municipal vão par a praia para atuar junto aos banhistas.

Em Olinda, onde um surfista foi mordido por tubarão no dia 20 de fevereiro, haverá uma ação conjunta no sábado, com a atuação de 40 profissionais e apoio de um drone fazendo patrulhamento nas praias.

Segundo a prefeitura, o único local em Olinda onde aconteceram ataques de tubarão foi na praia de Del Chifre, com cinco incidentes desde 1992, quando eles passaram a ser monitorados. Todos tiveram surfistas como vítimas. A prática de esportes náuticos nesse trecho da praia, que tem 2,3 quilômetros, é proibida.

Os ataques

Os incidentes aconteceram no domingo (5) e na segunda-feira (6), a cerca de 500 metros de distância um do outro, na região da igrejinha da Praia de Piedade. O primeiro foi um menino de 14 anos, que não teve o nome divulgado. Ele teve a perna direita amputada.

segunda pessoa atacada foi Kaylane Timóteo Freitas, de 15 anos, que teve parte do braço esquerdo arrancada. Esses dois incidentes aconteceram menos de 15 dias depois que o surfista André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, foi mordido numa praia de Olinda.

Os jovens seguem internados na enfermaria do HR, onde também estão sendo submetidos a um tratamento com antibióticos para evitar infecções.

Com os ataques, subiu para 77 o número de ocorrências envolvendo tubarões em Pernambuco, sendo 67 no continente e outras dez, em Fernando de Noronha. A contagem foi iniciada em 1992, quando se registrou o primeiro caso no estado. Foram 26 mortos nesse tipo de incidente desde então.

Fonte: g1 PE

Em Olinda, onde um surfista foi mordido por tubarão no dia 20 de fevereiro, haverá uma ação conjunta no sábado, com a atuação de 40 profissionais e apoio de um drone fazendo patrulhamento nas praias.

Segundo a prefeitura, o único local em Olinda onde aconteceram ataques de tubarão foi na praia de Del Chifre, com cinco incidentes desde 1992, quando eles passaram a ser monitorados. Todos tiveram surfistas como vítimas. A prática de esportes náuticos nesse trecho da praia, que tem 2,3 quilômetros, é proibida.

Os ataques

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

12 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

13 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

14 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

14 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago