Categories: Notícias

OGE auxilia Prefeitura de Bezerros a estruturar ouvidoria municipal

Na manhã da terça-feira, dia 19, a diretora da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Elisa Andrade, esteve reunida com o recém-nomeado ouvidor da Prefeitura de Bezerros, Wendes Oliveira. O encontro virtual ocorreu a pedido dele, que busca subsídios para melhor estruturar a ouvidoria do município, localizado no Agreste pernambucano, e que tem uma população estimada em mais de 60 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na abertura da reunião, a diretora apresentou a estrutura da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, ressaltando o trabalho desenvolvido pelas coordenadorias de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Rede de Ouvidorias (CRO) e de Serviço de Informação ao Cidadão (CIC).

Elisa Andrade também falou sobre o acordo de cooperação técnica que a OGE/SCGE mantém com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe); a Rede OuvirPE, que engloba representantes das ouvidorias do Tribunal de Justiça (TJPE), do Ministério Público (MPPE), do Tribunal de Contas (TCE-PE) e da Assembleia Legislativa (Alepe); e as 62 unidades de ouvidorias que integram a OGE.

“Nosso papel é o de aproximar ainda mais o cidadão do Poder Executivo Estadual, por meio da ouvidoria ativa e do fomento ao controle social, como também o de estimular a implantação de ouvidorias, principalmente nas prefeituras – em atendimento ao inciso VII do art. 13 da Lei Estadual Nº 16.420/2018 –, e de apoiar as já existentes”, frisa.

Após a breve explanação da diretora da DOGE, a coordenadora da CAC, Zélia Correia, destacou o importante papel da ouvidoria como ferramenta de gestão e governança, destalhou a infraestrutura necessária para criar e manter o espaço de atendimento das manifestações e, ainda, enfatizou as habilidades humanas e técnicas que o ouvidor deve ter na condução dos trabalhos.

Zélia ainda orientou, dentre outras coisas, sobre as certificações pertinentes para as pessoas que atuam na ouvidoria, a importância da capacitação constante, a adesão às redes e associações de ouvidoria e a origem das manifestações. “Nossa intenção ao solicitar esse encontro foi a de alinhar as necessidades para desenvolver um bom trabalho na cidade. Para tanto, contamos com o apoio da OGE. Queremos ser um modelo de ouvidoria”, disse o ouvidor de Bezerros, Wendes Oliveira.

Também participaram da reunião Maria Luiza Trindade e Ana Luiza Chaves, respectivamente, coordenadora da CRO e chefe da Rede de Ouvidorias; além de Everton Ramos e Gabriela Santos, da ouvidoria da Prefeitura de Bezerros.

ASCOM

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

2 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

2 dias ago

CTTU promove capacitação de agentes de trânsito para coleta de dados de sinistros

Iniciativa visa garantir a qualidade das informações e a promoção de políticas efetivas de segurança…

3 dias ago

Procon do Jaboatão alerta consumidores sobre golpes na hora de comprar o presente das mães

  O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12), e esta é uma das…

3 dias ago

Ouvidoria do Jaboatão dos Guararapes inicia Projeto Escola Cidadã

  A Prefeitura do Jaboatão, por meio da Ouvidoria, está dando início ao Projeto Escola…

3 dias ago

Com novo aumento de equipes, futsal do Recife Bom de Bola inicia jogos nesta quarta (8), no Geraldão

  Dois confrontos darão início ao calendário de 2024 da categoria.  Para o campo, inscrições…

4 dias ago