Notícias

Ortopedista do Hospital de Câncer de Pernambuco realiza cirurgia de osteointegração em Ribeirão Preto (SP)

 

Foto: Thalles Ximenes/HCP


Cirurgia inovadora é levada para o Brasil após 1 ano e 8 meses do primeiro procedimento realizado no HCP por equipe conduzida pelo Dr. Marcelo Souza

Depois de mudar a realidade da primeira paciente no Brasil beneficiada com a cirurgia inovadora de osteointegração (Maria Leidjane Pereira, cirurgiada há 1 ano e 8 meses), Dr. Marcelo Souza, ortopedista oncológico do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), leva o procedimento para outros estados, após conduzir a equipe médica responsável pela operação, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, no fim de dezembro. Um presente em forma de possibilidade para Silvia Martinelli, amputada há 34 anos depois de ter sido atropelada. Desde então, ela não conseguia andar por não se adaptar às próteses.

A cirurgia consiste na implantação de um dispositivo metálico de titânio no “coto” do membro amputado, possibilitando a fixação de uma prótese externa. Dr. Marcelo Souza é o médico pioneiro na realização da técnica e foi chamado para integrar a equipe do Hospital das Clínicas, juntamente ao Prof. Edgard Engel e Dr. Nelson Gava, colegas no projeto de osteointegração em Ribeirão Preto. A cirurgia foi considerada um sucesso.

Recife, Belo Horizonte e Ribeirão Preto

A capital pernambucana totaliza hoje 10 cirurgias de osteointegração já feitas em pacientes amputados, sete delas foram no Hospital de Câncer, em pessoas que perderam a perna devido ao câncer ósseo. Fora de Recife, já houve cirurgia em Belo Horizonte (MG) e em Ribeirão Preto. Todas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A osteointegração é um tema inovador na medicina e ortopedia brasileira, foi introduzida em 2022 no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), seguido por Belo Horizonte em 2023 e em Ribeirão Preto. O chefe da disciplina da USP, Edgar Engal, desempenhou um papel fundamental ao redigir um projeto para operar 30 pacientes em Ribeirão Preto. Aos poucos, novos centros de osteointegração vão sendo estabelecidos no país e na América Latina”, explica Dr. Marcelo Souza.

A contribuição do Dr. Marcelo Souza é destacada não apenas como um avanço médico, mas também como reflexo do trabalho realizado pelo HCP.

 

Assessoria de Imprensa

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Prefeitura do Recife regulariza 1.819 lotes na Mustardinha

Em mais uma etapa do Programa A Casa É Sua, a gestão municipal garante a…

1 dia ago

Mães e filhos se desenvolvem juntos no Aria Social e projeto Casa de Maria

  Enquanto os filhos estão no contraturno de arte-educação no Aria Social, as mães são…

2 dias ago

Amupe sedia oficina sobre Reforma Tributária para gestores municipais

  O evento foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios   Um dia de orientações…

2 dias ago

Jogo Sport x Brusque (SC) terá operação especial de ônibus

A partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 entre Sport x Brusque (SC), que vai acontecer amanhã (11), às…

2 dias ago

Grande Recife Consórcio de Transporte faz mudança provisório do TI Igarassu

A partir de amanhã (10), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, vai realizar…

3 dias ago

Prefeitura do Recife desobstrui cursos d’água em Boa Viagem

Ação coordenada pelo COP e que contou com atuação de diversas secretarias coibiu o descarte…

3 dias ago