Categories: Notícias

Para pagar faculdade, estudante de medicina vende panos de prato e de limpeza em feiras do Recife

 

Pollyanne Grangeiro vende panos de limpeza em feirinhas de orgânicos no Recife — Foto: Reprodução/WhatsApp

Pollyanne Grangeiro fez cartazes contando a história dela para sensibilizar clientes. ‘Já pensei em desistir, mas as pessoas estão dando forças para que eu continue sonhando’, diz.

O valor do sonho de Pollyanne Grangeiro, de 30 anos, custa mais de R$ 7 mil por mês. Ela é estudante do segundo semestre de medicina em uma faculdade particular, em Olinda, no Grande Recife, e batalha para concluir o curso. Por conta da diminuição da renda familiar na pandemia, decidiu ir a feiras para vender panos de limpeza (veja vídeo).

Já pensei em desistir, mas as pessoas estão dando forças para que eu continue sonhando. Todos os dias, quando acordo, tenho medo de não conseguir pagar, mas faço o que pode ser feito. Levanto, vendo e estudo. Um dia de cada vez”, declarou.

A mulher fez cartazes contando um pouco da história dela. “Os cartazes chamam a atenção e muita gente se solidariza. Cada pessoa que compra, ajuda a continuar realizando meu sonho de ser médica. As pessoas acabam sonhando junto comigo também e me acolhendo nessa caminhada difícil”, afirmou.

Pollyanne nasceu em São Luís, capital do Maranhão. Aos 15 anos, junto com os pais e o irmão, foi morar em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, depois de um problema de saúde do pai. Em 2012, ela saiu de Salgueiro e foi estudar no Recife, onde fez o curso de enfermagem.

Apaixonada pela profissão, passou a cuidar de pessoas. “Na enfermagem, trabalhava na atenção à saúde. Sempre quis fazer mais pelo paciente e ficava angustiada quando não conseguia. Foi aí que decidi me dedicar aos estudos para passar na faculdade de medicina”, contou.

Por ser um curso caro, Pollyanne tentou passar para universidades públicas, mas percebeu que a aprovação não estava tão perto. “Sempre fui uma boa aluna e conciliava meu trabalho com os estudos. Mas fazia muito tempo que não estudava para passar no vestibular. Então, foi muito difícil. Passar em medicina é muito difícil”, relatou.

A aprovação em medicina só aconteceu no final de 2020, durante a pandemia da Covid-19, mas em uma faculdade particular. Na época, trabalhava como enfermeira e decidiu pagar a faculdade. Mas, com a diminuição dos casos da Covid-19, o hospital em que Pollyanne trabalhava demitiu funcionários.

“Ainda consegui alguns serviços, passei por várias entrevistas de emprego, mas o horário de trabalho que ofereciam era incompatível para conciliar com a faculdade. Foi aí que tudo desabou e comecei a me desesperar porque já estava matriculada”, disse.

Sem dinheiro para poder pagar as mensalidades, Pollyanne recorreu aos parentes. “Meu pai transportava equipamentos para montar palcos de shows. Com a falta de eventos por conta da pandemia, vendeu o caminhão, única ferramenta de trabalho que tinha”, recordou.

Com o dinheiro da venda do veículo, a Pollyanne Grangeiro contou que o pai conseguiu pagar o primeiro semestre da faculdade, mas que os recursos acabaram.

“Eles continuam morando em Salgueiro. A minha mãe é professora e trabalhava com projetos que também foram suspensos durante a pandemia. A nossa renda familiar desabou”, relatou.

Para não desistir do sonho, Pollyanne começou a vender os panos de limpeza em feiras nos bairros da Madalena e de Casa Forte, nas zonas Oeste e Norte do Recife, respectivamente.

“Confeccionamos os kits com panos de limpeza e de pratos. Com a ajuda da minha madrinha, vou às ruas no meu tempo vago, conciliando com meus estudos. Todo mundo precisa de pano de limpeza, né? Então, foi uma ideia que está funcionando”, contou.

Todo o valor arrecadado vai para uma poupança. “Conseguimos pagar todo o primeiro ano da faculdade, mas faltam cinco anos ainda. Até dezembro deste ano, está tudo pago, com muito esforço e dificuldade. Mas o próximo ano ainda é incerto”, disse.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Estoques de vacinas estão garantidos no Rio Grande do Sul

     ‌ Não há registros de falta de imunizantes e medicamentos na região atingida pelas enchentes…

6 horas ago

Operação especial de ônibus para o jogo entre Sport x Avaí (SC)

A partida entre Sport x Avaí (SC) pelo Campeonato Brasileiro de Futebol 2024, que acontece…

18 horas ago

CTTU monta bloqueio de trânsito na Zona Sul em função de obra da Compesa

  Serviço de implantação de rede abastecimento de água começa a partir da segunda-feira (20)…

19 horas ago

PUBLICIDADE

19 horas ago

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

1 dia ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

1 dia ago