Notícias

Paulo Câmara inaugura Memorial da Democracia

Instalado no histórico casarão do Sítio Trindade, o novo espaço reúne a memória das lutas pela liberdade e justiça social no Estado

 

O governador Paulo Câmara inaugurou, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, nesta quinta-feira (29.12), o Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcelos Coelho, que reúne todo o acervo documental produzido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). Um marco da memória das lutas pela liberdade e justiça social no Estado, o memorial fica instalado no histórico casarão do Sítio Trindade, no Recife. 

“Nós precisamos olhar para o futuro do nosso país, para o fortalecimento das instituições democráticas. A democracia foi ameaçada em vários momentos da nossa história e não podemos deixar o Brasil retroagir. Resgatar a memória, a verdade, e ter instrumentos que possam fazer a população conhecer a história é fundamental para um futuro melhor”, avaliou o governador Paulo Câmara. 

 

Na ocasião, o governador também sancionou a lei que declara o deputado federal Gregório Bezerra como Patrono da Luta pela Democracia em Pernambuco. Bezerra foi preso e torturado durante o período da ditadura militar.

 

O Memorial da Democracia de Pernambuco nasceu com a lei que instituiu a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criada em 2012 pelo governador Eduardo Campos. Sua implantação ocorreu como resultado do Grupo de Trabalho Memorial da Democracia de Pernambuco. O colegiado foi criado em 2021, sob coordenação da vice-governadora Luciana Santos e integração de secretarias e órgãos estaduais. 

 

No local, o visitante poderá realizar pesquisas e estudos. Além de salas com exposição, será possível acessar, em outros cômodos, versões digitais do relatório final da CEMVDHC, com mais de 800 páginas, e aos mais de 70 mil documentos coletados, entre prontuários, certidões de óbito, entrevistas e depoimentos. 

 

Também está prevista uma biblioteca oferecendo títulos que convergem para a temática proposta pelo Memorial, sala para palestras, debates e para exibição de filmes. Uma das intervenções mais significativas do projeto de curadoria está na instalação de uma réplica da escultura Torre Cinética e de Iluminação, de autoria de Abelardo da Hora, com oito metros de altura. Criada originalmente em 1961 e instalada na Praça da Torre, a obra foi destruída em 1964 pelo Exército por ter sido considerada subversiva.

 

ESCOLHA DO CASARÃO – O casarão do Sítio Trindade foi cedido pela Prefeitura do Recife e ressalta a relevância histórica. Tombado por sua importância cultural, o local já acolheu o Forte Arraial do Bom Jesus, no século XVII, foco de resistência contra os invasores holandeses. Seu chalé, entre 1960 e 1964, foi a sede do Movimento de Cultura Popular (MCP), que reuniu nomes como Paulo Freire, Abelardo da Hora e Francisco Brennand e teve as atividades encerradas após ser invadido por tanques na ditadura militar.

 

HOMENAGEM – O nome do Memorial da Democracia de Pernambuco é uma homenagem ao coordenador geral da CEMVDHC, Fernando de Vasconcelos Coelho (1932-2019). Advogado, Fernando se destacou nas ações de combate ao regime militar (1964-1985).

 

Estiveram presentes à cerimônia os secretários estaduais Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos), Fernando Jucá (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marcelo Canuto (chefe de gabinete do governador) e Gilberto Freyre Neto (executivo de Relações Internacionais); o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Ricardo Leitão; o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis; o prefeito do Recife, João Campos; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Antônio Matos; os desembargadores Jones Figueiredo e Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. 

 

Também prestigiaram a inauguração o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; a reitora em exercício do Instituto Federal de Pernambuco, Juliana Andrade; a ex-primeira dama de Pernambuco Renata Campos; o deputado estadual Antônio Fernando; além de secretários municipais do Recife, membros do GT Memorial da Democracia de Pernambuco e familiares de vítimas da ditadura. 

 

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Ascom

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

12 horas ago

PUBLICIDADE

13 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

13 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago