Publicidade


PE muda protocolo para testagem de casos de gripe e pede que pessoas com sintomas fiquem 7 dias em casa

4 jan 2022|Postado em:Notícias

O governo de Pernambuco mudou, nesta segunda (3), o protocolo para a detecção de casos de gripe. Agora, quem for aos centros de testagem do estado e tiver exame negativo para Covid-19, é orientado a procurar um médico e passar sete dias em casa. Antes, quem testava negativo para o novo coronavírus deveria a fazer o exame RT-PCR, que seguia para análise da influenza (veja vídeo).

Com a mudança, apenas os exames positivos para Covid-19 são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), onde passam por sequenciamento genético.

De acordo com a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do estado, Patrícia Ismael, a nova recomendação já foi adotada nos seis centros de coleta do estado na Região Metropolitana do Recife. A nota técnica a respeito da determinação foi publicada no dia 29 de dezembro de 2021.

“Quando a população tiver algum sintoma de gripe será feito o teste rápido de antígeno. Sendo negativo, essa pessoa com sintoma de gripe deve procurar o Atende em Casa para saber o que deve fazer. Se foi Covid negativo, pela circulação que temos de H3N2, essa pessoa provavelmente estará sim com Influenza”, observou.

A recomendação, segundo Patrícia Ismael, é que quem tiver com sintomas de gripe, mesmo leves, fique em casa por sete dias. Ela disse que também são feitas coletas de amostras para o Lacen, mas não de todos os casos, como era feito anteriormente.

No Recife, no entanto, os testes RT-PCR de pessoas sintomáticas colhidos para Covid-19 continuarão sendo processados, temporariamente, para Influenza.

Por nota, a Secretaria de Saúde do Recife informou que a decisão se deve ao aumento no número de casos de H3N2 na capital e na procura pelos exames.

O boletim divulgado pelo Recife, nesta segunda (3), apontava o registro de 2.138 casos de influenza subtipo A (H3N2) e 14 mortes.

Todos os óbitos, segundo a prefeitura, foram confirmados por critério laboratorial. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 34 e 91 anos.

No boletim com dados de sábado (1º), a prefeitura informou que tinham sido confirmados 1.968 casos de influenza subtipo A (H3N2), dos quais 11 evoluíram para óbito.

Todas as mortes foram confirmadas por critério laboratorial. Os pacientes que foram a óbito tinham idades entre 34 e 91 anos.

A secretaria acrescentou que é, rotineiramente, o monitoramento do comportamento da Síndrome Gripal, identificando a distribuição dos vírus por faixa etária e provendo cepas virais para a formulação de vacinas de influenza.

O Recife também informou que abriu, nesta segunda, 40 leitos para tratamento de casos graves de Influenza no Hospital do Idoso.

Do total, 30 leitos são de enfermaria e outros dez de UTI. Se for necessário, até o fim do mês, a unidade pode ativar todos os seus 70 leitos.

Coinfecção é investigada

A secretária executiva de Vigilância em Saúde do estado afirmou, em entrevista ao NE2, que estão sendo investigados casos de coinfecção de Sars-CoV-2 (o vírus da Covid-19) e Influenza A H3N2 (gripe) no estado.

“Estamos em investigação de alguns casos que tivemos relato de coinfecção de Influenza com a Covid no interior do estado”, disse. Patrícia Ismael não entrou em detalhes sobre os casos investigados.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: