Categories: Notícias

Pernambuco marca presença na COP26

 

Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, que começou domingo e se encerra dia 12 , apenas 4 representantes de Pernambuco fazem parte da comitiva: o governador Paulo Câmara (PSB), o deputado Carlos Veras (PT), o secretário de Meio Ambiente, José Bertotti, e a Secretária executiva de meio-ambiente, Inamara Melo. Como todos são do campo político oposicionista ao presidente  Bolsonaro (sem partido), é esperado que se adote o tom mais crítico com relação às ações e anúncios vindos do governo federal no evento. 190 países A conferência mundial do Clima vai reunir 190 países e debater soluções mais energéticas para lidar com o aquecimento global.

Carlos Veras, que é presidente da comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, reforça a importância da pauta. “Vamos participar das mesas temáticas, das conferências, dos debates e das discussões. Falaremos sobre as questões relacionadas ao clima, e dentro disso, sobre a fome, a agricultura familiar, temos um problema grave: a pulverização do agrotóxico”, enumerou o parlamentar.

Na avaliação do Secretário de Meio Ambiente José Bertotti, o início da participação do Brasil na Conferência não foi satisfatório. O auxiliar ponderou que não foram apresentadas medidas concretas para reduzir as queimadas na amazônia, por exemplo, então pode-se registrar maiores problemas de redução de gases de efeito estufa. “Eu acabei de ler o que foi anunciado pelo governo federal em relação à meta de redução de gases de efeito estufa, e não aumentam, pelo contrário, ficam no zero a zero, das emissões climáticas que o Brasil deveria assumir”, citou Bertotti.

“Mas é bom lembrar que o Brasil é uma federação. Ele tem presidente da República, tem governadores, tem prefeitos e na área ambiental tem responsabilidades. E se o governo federal não cumpre, os estados estão dando exemplos de cumprimento em compromissos climáticos para a melhoria do meio ambiente e de novas alternativas de cumprimento que garantam que a gente continue vivo na face da terra”, completou o Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco.

Segundo Bertotti, Pernambuco  apresentará programas estratégicos para dirimir os impactos desta realidade e buscar condições de convivência com as mudanças climáticas. O Estado de Pernambuco é um dos mais atingidos pelos efeitos das mudanças do clima, com uma ameaça gradual de desertificação de mais de 90% do território estadual e por outro lado a erosão costeira, causada pelo aumento do nível do mar, o que leva Recife a ser a 16ª cidade mais vulnerável  do mundo frente aos impactos climáticos. A partir desta realidade, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vem desenvolvendo programas importantes para dirimir estes impactos destas mudanças climáticas, tais como: Inventário de Carbono; Pernambuco Carbono Neutro; Refloresta Pe; UC Pernambuco; Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI); Fortalecimento do Sisemas.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Bolsa Família chega a 1,5 milhão de famílias no Pernambuco em maio

     ‌ Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 675,13. Cronograma de pagamentos…

18 horas ago

PUBLICIDADE

19 horas ago

Hospital Veterinário do Recife oferece tratamento para esporotricose em gatos

Tutores poderão buscar a emergência ou marcar a consulta por telefone; medicação, após confirmação por…

19 horas ago

Banco do Nordeste recebe prêmio internacional por programa de apoio a startups

   A Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) concedeu ao Banco do Nordeste…

1 dia ago

Balanço de operações de crédito feitas por bancos federais em 2023 disponível no portal ComunicaBR

  Os dados, que serão divulgados amanhã (17), mostram os valores financiados por essas instituições,…

1 dia ago

Prefeitura e IPHAN firmam parceria para requalificação de espaços históricos do Recife

  Os projetos irão contemplar o conjunto histórico do Carmo, a igreja de São José…

1 dia ago