Categories: Notícias

Prefeitura do Recife inicia 5ª Jornada de Direitos Humanos na próxima segunda-feira

A igualdade racial será o foco do primeiro dos 20 dias de debates, já que a abertura se dará no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura do Recife dá início, na próxima segunda-feira (20), à 5ª Jornada de Direitos Humanos (JDH). A igualdade racial será o foco do primeiro dos 20 dias de debates, já que a abertura se dará no Dia da Consciência Negra. A abertura do evento, que conta com mais de 50 ações em todas as seis regiões da cidade, será das 9h às 12h da segunda, no Museu da Abolição, na Madalena, onde será apresentado o espetáculo Clamor Negro. A peça vai provocar uma reflexão sobre as diversas nuances do racismo que se manifestam desde o ventre da mulher negra, passando por todos os espaços: escola, história, literatura, entre outros.

Palestras, rodas de diálogo, oficinas, espetáculos, emissão de documentos, cine-debates e mutirão de empregabilidade para pessoas com deficiência fazem parte da programação, que vai até o dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A JDH é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, em parceria com diversas outras pastas da Prefeitura do Recife. O tema da quinta edição da jornada é “Passos à frente rumo à cidadania”. Além das discussões sobre igualdade racial, os debates abordarão as mais diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos: os direitos da criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBT; direito à educação, ao lazer e à saúde, entre outros.

Na tarde da segunda (20), das 14h às 17h, profissionais da Secretaria de Cultura do Recife levarão o projeto Discutindo Saberes para o Pátio de São Pedro, onde vão dialogar sobre igualdade racial e darão informações sobre os serviços de atendimento às vítimas de crimes raciais. Na manhã da terça-feira (21), a Gerência de Igualdade Racial do Recife promoverá uma oficina sobre o genocídio dajuventude negra na sede da empresa Ensino Social Profissionalizante (Espro), no bairro de Santo Antônio. Na manhã da quarta (22), das 9h às 12h, haverá uma roda de diálogo sobre racismo institucional, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Sofia Costa Rêgo
Assessora de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos
Secretaria Executiva de Direitos dos Animais
Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

14 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

15 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

16 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

16 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago