Categories: Notícias

SCGE automatiza a auditoria da folha de pagamento de órgãos do Estado

 

Desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), o monitoramento da despesa de pessoal nas secretarias e órgãos do Governo de Pernambuco passou a ser automatizado. Resultado do trabalho conjunto das diretorias de Auditoria (DAUD) e de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI) da SCGE, a iniciativa permitiu que as trilhas – como são chamadas essas ações de auditoria – sejam geradas de forma automática e sistemática, sem a necessidade de intervenção humana.

“Essa automatização é um grande avanço para a Controladoria e para a administração estadual. Com ela, ganhamos agilidade, confiabilidade, melhor uso dos nossos recursos e tempo para gerar e atuar em novas trilhas. Isso se reverte, cada vez mais, em economia para o Estado, que pode destinar esses recursos para outras áreas prioritárias da gestão do governador Paulo Câmara”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet.

Ela lembra que, em balanço divulgado no início do ano, nas 11 trilhas estudadas manualmente, num período de sete meses – de maio a dezembro de 2019 – foi registrada uma economia potencial de, aproximadamente, R$ 5 milhões para os cofres públicos; além de uma economia efetiva de mais de R$ 2,5 milhões.

De acordo com o diretor da DAUD, Flávio Pereira, e Iliana Resende, coordenadora de Auditoria de Pessoal, um novo relatório será apresentado no final do ano e que, com a ajuda desta tecnologia implementada pela SCGE, é provável que esses valores sejam ainda mais altos. “Realizamos esse trabalho de auditoria na folha de pessoal do Poder Executivo Estadual, mensalmente. Dessa forma, torna-se possível identificar indícios de ilicitudes, como duplo cônjuge, dependente de 22 a 25 anos, servidor acima de 75 anos e outras ilegalidades”, explicam.

CONTROLE – No processo automatizado, ao serem constatadas prováveis irregularidades, todos os dados são encaminhados diretamente aos órgãos de origem do servidor, que conseguem adotar todas as providências com a agilidade necessária. “Além disso, por meios dos painéis criados pela nossa equipe, a DAUD acompanha o resultado e o retorno dessas evidências. Isso, consequentemente, promove um maior controle do gasto público”, frisa a diretora da DTCI, Raquel Nunes.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Governo confirma calendário de pagamento do Bolsa Família para junho com antecipação para áreas de calamidade

  Beneficiários afetados por desastres naturais terão prioridade no pagamento, enquanto demais famílias seguirão o…

13 horas ago

Alunos do Jaboatão participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Vidal de Negreiros, participaram na última sexta-feira…

14 horas ago

Prefeitura do Recife abre licenciamento para os festejos juninos

  Inscrições para barracas de roupas, adereços e fogos de artifício, além dos polos para…

15 horas ago

Alan Barros, da Faturepag, faz palestra no evento varejista “Mercado em Foco”, no Paraná

  Nesta terça-feira, 21 de maio, o CEO da Faturepag, Alan Barros, marca presença no…

17 horas ago

Treinador da APA é convocado para o Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua no Paraguai

O técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Marciano Barros, foi convocado para integrar a…

1 dia ago