Categories: Notícias

Secti e Porto do Recife assinam Acordo de Cooperação Técnica para transformar área portuária da capital em hub de inovação

Foto: Ailton Pedroza / Secti

 

A parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação vai transformar o ancoradouro em um laboratório vivo de inovação, soluções e tecnologia, embarcando alunos e professores no dia a dia da atividade portuária.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia & Inovação (Secti) e o Porto do Recife assinaram na tarde desta quarta-feira (14.03), um Acordo de Cooperação Técnica para ampliar o trabalho de inovação tecnológica e intercâmbio de conhecimentos com a comunidade acadêmica. O ancoradouro recifense se transformará em um laboratório vivo para o desenvolvimento e experimentação de novas soluções e realização de pesquisas científicas em georreferenciamento, veículos autônomos aquáticos e aéreos, novas ferramentas para movimentação de cargas e sistemas inteligentes de logística.

O secretário de Ciência, Tecnologia & Inovação, Lucas Ramos, explicou que, na prática, estará à disposição do Porto do Recife todo o conjunto de projetos da Secretaria: Programa de Residências Tecnológicas (RESITEC), de Extensão Tecnológica (PET), de Incubação de Projetos (INBARCATEL), além de editais da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do estado de Pernambuco – FACEPE e programas do Centro de Manufatura Avançada (CMA).

“É o início de um trabalho estruturador, multidisciplinar e de vanguarda, que colocará o Porto do Recife em posição de referência nos setores logístico e portuário quando o assunto é fomento à inovação e a novas tecnologias que resultem em competitividade, inteligência e melhor prestação dos serviços”, destacou.

“Será uma excelente oportunidade de aproximar a academia do mercado, através do ecossistema do Porto, transformando o ancoradouro em referência de inovação no setor portuário”, ressaltou Marconi Muzzio, presidente do Porto do Recife.

Várias ações passarão a ser estruturadas a partir da formalização da parceria. O Porto do Recife estará ainda mais integrado ao ecossistema de CT&I do Estado para desenvolver inovações em logística, automação industrial, tecnologia da informação, operações portuárias, manufatura avançada, dentre outras áreas.

O Acordo prevê ainda o desenvolvimento de cursos, eventos e fomento a pesquisas de extensão universitárias com foco no aprimoramento das atividades empreendidas no ancoradouro.

 

Gerência de Comunicação
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Secti 

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

15 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

17 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

18 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

18 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago