Publicidade


Servidores da CTTU iniciam capacitação promovida pela PCR

4 jun 2018|Postado em:Notícias

Fotos: Anônio Tenório/PCR

 
O curso de Formação de Instrutores acontece até a próxima sexta-feira (8), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Paulo Freire, para agentes e servidores da Autarquia
A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou, nesta segunda-feira (4), um curso de Formação de Instrutores, ministrado pela Escola de Governo da Prefeitura do Recife (EGPCR), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas. A iniciativa, que segue até a próxima sexta-feira (8), faz parte do Programa de Educação para o Trânsito da Autarquia e conta com a parceria da Secretaria de Educação do Recife.  Ao todo, 25 agentes e servidores da CTTU participam da capacitação, que acontece na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Paulo Freire, no bairro da Madalena, das 13h às 17h.
Neste primeiro dia de curso, os funcionários puderam ser introduzidos a práticas de sala de aula através de palestras e dinâmicas de grupo. Além disso, também foram repassadas estratégias e métodos de ensino a adultos, ferramentas para formação de grupos de trabalho e processos de avaliação. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de a 20 horas/aula.
Para o subinspetor e coordenador da Central de Operações da CTTU, Izaías Carvalho, a qualificação está sendo bastante proveitosa. “Os instrutores bem capacitados transmitem a proposta do curso em sua totalidade. Estamos tendo a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre metodologia e elaboração de planos de aula, o que é de extrema importância na dinâmica em sala de aula”, disse.
A realização do curso de Formação de Instrutores, foi uma solicitação da CTTU à Escola de Governo da Prefeitura do Recife, cuja proposta é desenvolver e aperfeiçoar servidores para que possam atuar junto à Escola. Com as aulas, os participantes irão ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e fortalecer atitudes que garantam a interação e o domínio em sala, proporcionando a eficácia do processo ensino-aprendizagem.
O conteúdo programático do curso conta com temas como: Procedimentos da instrutoria; Pilares da Educação; Planejamento; Competências do Facilitador; Postura Profissional; Fatores de Qualidade na Aprendizagem; Importância do feedback. A iniciativa pretende capacitar agentes de trânsito e transporte e demais funcionários da CTTU para aturarem no Curso de Agente de Trânsito, cursos de atualização e demais formações promovidas pelo órgão, conforme prevê a Portaria de nº 94 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que institui a capacitação para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
ESCOLA DE GOVERNO – Vinculada à Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, a Escola de Governo da Prefeitura do Recife (EGPCR) tem por finalidade desenvolver a permanente capacitação dos servidores municipais. A Escola implementa atividades em diversas áreas voltadas à ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas. Com capacitação profissional, o servidor tem à sua disposição um instrumento para se atualizar, trocar experiências e aprimorar o desempenho de suas funções. Quando se tratar de capacitações abertas, o servidor interessado em participar deve preencher a inscrição no portal escoladegoverno.recife.pe.gov.br.

 

Nahyara Batista | Daniele Monteiro
CTTU – Assessoria de Comunicação
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*