Notícias

Sindhospe anuncia suspensão de procedimentos eletivos para plano de saúde estadual devido a atrasos de pagamento

Devem ser atingidos todos os procedimentos eletivos sem urgência, desde atendimentos ambulatoriais e consultas médicas até cirurgias programadas – Foto: Divulgação

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe) anunciou que suspenderá todos os procedimentos eletivos do Sistema Estadual de Assistência à Saúde dos Servidores Estaduais de Pernambuco (Sassepe) devido a atrasos nos pagamentos do governo estadual. A suspensão está prevista para começar em 27 de março.

A decisão de suspender os procedimentos não urgentes, incluindo consultas ambulatoriais, consultas e cirurgias agendadas, foi tomada durante assembleia realizada pelo Sindhospe na última quarta-feira. As operadoras de saúde privadas que fazem parte do plano de saúde estadual estão aguardando o pagamento há quase um ano e estão lutando para manter suas operações.

O Sindhospe já enviou vários ofícios ao Sassepe, mas afirma não ter recebido resposta do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH-PE), que administra o plano de saúde. A organização planeja apresentar um documento ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para destacar a situação.

Alguns estabelecimentos privados de saúde já suspenderam seus serviços para usuários do Sassepe e, segundo o Sindhospe, extraoficialmente, 10% de seus associados deixaram de atender pacientes cobertos pelo plano de saúde estadual.

A situação foi agravada pela reformulação do Sassepe após a mudança de governo estadual no início deste ano. A decisão do Sindhospe de suspender os procedimentos eletivos visa pressionar o governo a pagar as dívidas pendentes devidas a prestadores de serviços de saúde privados.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com o governo do estado para um comunicado, mas até a publicação deste artigo, não houve resposta.

A suspensão de procedimentos eletivos para o plano de saúde estadual provavelmente afetará os pacientes que dependem do plano para suas necessidades médicas. A medida do Sindhospe ressalta o impacto dos pagamentos atrasados sobre os prestadores de serviços de saúde e a necessidade de o governo garantir pagamentos oportunos para garantir a continuidade dos serviços de saúde para seus cidadãos.

 

Informações: Folha de Pernambuco

Compartilhe:
Evandro Lira

Recent Posts

Escola Pública Pernambucana conquista a Copa América de Bandas e Fanfarras

  O encanto da Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Rosa de…

11 horas ago

Defesa Civil do Estado e Prefeitura do Jaboatão realizam 1º Simulado de Desastres em Jardim Monte Verde

  A Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do…

13 horas ago

Prefeitura leva mutirão Todos Pelo Recife para o Ibura neste sábado (18)

Ação vai congregar serviços gratuitos à população de diversas secretarias e órgãos municipais, como emissão…

14 horas ago

Escola municipal do Cabo recebe a peça “Zum Zum Zum – A União faz a Vida”

  A apresentação gratuita reunirá mais de 400 crianças entre 04 e 11 anos  …

14 horas ago

BNB promove debate sobre preservação ambiental e inclusão produtiva em evento internacional de bancos de desenvolvimento

Evento reúne, na sede do banco, em Fortaleza, mais de 250 executivos de instituições financeiras…

2 dias ago

Lula anuncia nesta quarta (15) novas medidas para ajudar a população e a reconstrução do RS

  Depois de reunião com líderes dos Três Poderes nesta terça (14), o presidente fará…

2 dias ago